Escola Miguel Couto é municipalizada e reaberta
A Prefeitura vem realizando uma sequência de reaberturas e inaugurações de escolas depois de um ano difícil em relação à organização das obras destes prédios. Uma delas foi a Escola Miguel Couto, reaberta na manhã desta terça-feira com uma cerimônia no pátio da escola, situada na rua Padre Feijó, 187, no bairro Cidade Nova. A instituição vai atender cerca de 130 crianças, com quatro turmas em tempo integral. Foram realizadas reformas em alguns ambientes e todas as pinturas foram renovadas.
Miguel Couto era uma escola estadual e foi municipalizada oficialmente no dia 1º de janeiro de 2022. Em razão da baixa procura e diminuição do número de alunos, o estado tomou a decisão de encerrar as atividades e fechar a escola. Diante disso, a coordenadora da 18º Coordenadoria Regional de Educação, Greici Hinterholz Kaus, procurou a secretaria de Educação com a proposta de municipalização, que prontamente demonstrou interesse. Foram realizados todos os procedimentos necessários para se tornar uma escola municipal, como a verificação da estrutura e documentação do prédio.
A proposta da secretaria era de que fosse uma escola de educação infantil, mas pelo acordo com o estado, ela foi mantida como escola de ensino fundamental e a partir da próxima quarta-feira (1º), iniciará suas atividades oficialmente como uma escola municipal, oferecendo os serviços do berçário até o primeiro ano do ensino fundamental. A escola é mais uma do município que oferece turmas de tempo integral e conta com duas salas de berçário e maternal 1.
“Nós queremos contribuir com a formação das crianças e com a tranquilidade das mães que precisam trabalhar fora, oferecendo uma boa qualidade de ensino. É um prazer estar disponibilizando à comunidade mais esta instituição e que nós consigamos atender as demandas e os desejos da comunidade de forma plena”, diz o secretário de Educação, Henrique Bernardeli.
O Prefeito Fábio Branco acompanhou a reabertura da escola e a felicidade na realização de eventos como esse. “Fico feliz pela inauguração e o trabalho da equipe. Sabemos que existe uma demanda reprimida em relação às escolas de educação infantil e o quanto elas são importantes e podem ajudar na vida estrutural das famílias. Podendo deixar o seu filho, os cidadãos podem trabalhar para aumentar sua renda”, afirma.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação