Espaços para dialogar sobre dietas e alimentação saudável estão sendo promovidos no CRAS Lúcia Nader
Na última quinta-feira (6), o Centro de Referência de Assistência Social Lúcia Nader recebeu a palestra “Dietas da Moda”, promovida pelo grupo da psicóloga Deiza. A atividade teve como objetivo apresentar as dietas da moda, e debater a eficácia, segurança e possíveis danos à saúde.
A palestra abordou a respeito da importância da consciência alimentar, exaltando que a relação com a alimentação deve ser de prazer e satisfação e não de medo e ansiedade. Em vista disso, também destacou a relevância de se sentir bem emocionalmente e mudar a relação consigo mesmo, para alcançar os resultados satisfatórios.
O espaço ainda serviu para alertar sobre o efeito rebote das dietas, a moda das substituições de refeições por shakes e sua possível relação com doenças hepatotóxicas. Além de dialogar sobre as compulsões alimentares, as consequências de comer distraído, estressado e com pressa, enfatizando a importância da mastigação para a digestão e saciedade.
Por fim, o grupo palestrante também buscou discutir sobre os benefícios econômicos, nutricionais e culturais de consumir alimentos da safra e locais, apresentado a relevância do contato com os alimentos e do ato de cozinhar, sentir texturas e sabores.
De acordo com a nutricionista Larissa Amaral de Matos, o encontro foi muito satisfatório e os participantes ainda puderam conhecer receitas que substituem as gorduras, os carboidratos ou doces. Na próxima quinta-feira (13), às 14h, no Lúcia Nader, também está prevista uma oficina para apresentar mais receitas que tem esse mesmo objetivo.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação SMS