NotíciasRio Grande

Estação Marinha de Aquacultura realiza doação ao Mesa Brasil

Despesca foi realizada em experimento no Balneário Cassino

Peixes criados na Estação Marinha de Aquacultura (EMA) – resultado de pesquisas do projeto Astral, financiado pela comunidade europeia – foram doados ao Mesa Brasil. As pesquisas do projeto buscam gerar tecnologia para a produção de camarões, peixes, algas e ostras de forma integrada em um mesmo sistema, sem emissão de efluentes e sem troca de água.

Neste experimento, foram criadas tilápias em água do mar por 120 dias e, além das informações relevantes para o desenvolvimento do projeto, foram gerados 100kg de peixes. Destes, 75kg foram doados ao Mesa Brasil, que realiza ações para apoiar comunidades carentes de Rio Grande e de todo o Brasil.

Segundo o professor Luis Poersch, esta iniciativa foi a primeira da temporada, e deverá ser seguida por outra até o final do ano. “Entendemos que a pandemia vem afetando de forma significativa parte da população da cidade, e a FURG pode e deve atuar para amenizar este quadro crítico. Isso já vem acontecendo por meio dos profissionais da saúde, atividades realizadas por estudantes e funcionários da universidade, e vimos nesta parceria com o Mesa Brasil uma forma de atuar em prol das famílias mais necessitadas”, afirma.

O Mesa Brasil é uma iniciativa solidária do Sesc e vem ajudando famílias que estão em situação de risco alimentar. A parceria entre a EMA–FURG e o Mesa Brasil inicialmente permanecerá em vigor por mais 3 anos, período de duração do projeto Astral, mas acredita-se que, com novos financiamentos, esta ação poderá ser prorrogada.

“Sabemos que o volume de pescado não é muito, mas se cada um de nós conseguir ajudar um pouco, muitos serão beneficiados”, conclui o professor Poersch.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.