Estado assina contrato de cedência de área industrial em Rio Grande com as empresas Latam, Vanzin e AGM
O governo do Estado assinou o termo de Contrato de Execução do projeto de cedência de área no Distrito Industrial de Rio Grande com as empresas Latam Forest Brazil Indústria de Madeiras, Vanzin Terminais e Serviços Aduaneiros Ltda e AGM Operadora Portuária Ltda. O ato simbólico ocorreu nesta quinta-feira (27/10), no Salão Nobre da Prefeitura de Rio Grande, e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado em exercício, Roger Pozzi.
A cedência de uma área de terra com 69.601,80 m², localizada no Distrito Industrial de Rio Grande, será usada pela empresa Latam, que pretende instalar uma unidade de produção de pellets de madeira ensacados. O uso do terreno e as construções das obras serão acompanhados e fiscalizados no âmbito do Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi).
Outro termo assinado foi com a Vanzin, que terá um espaço disponível de 191.611,27m², também em Rio Grande. Área que deverá ser utilizada para a ampliação da empresa com a implantação de indústria de cavaco de madeira, com produção diária de mil toneladas, além de um espaço para a estocagem de toras a céu aberto e armazéns cobertos. A empresa prevê investimentos em torno de R$ 48 milhões com a geração 167 vagas diretas de emprego.
A empresa AGM Operadora Portuária deverá operar da mesma forma como as outras empresas, trabalhando em um uma área de 47.996,13m², também no Distrito Industrial de Rio Grande. O objetivo da companhia é ampliar sua linha de produção de chips e pellets de madeira com um investimento previsto de R$ 20 milhões, podendo gerar mais 36 novos postos diretos de trabalho.
O secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Roger Pozzi, ressaltou a importância da parceria do Estado com as empresas gaúchas para viabilizar investimentos. “A vontade dessas empresas em investir no nosso Estado é que vai fazer o porto de Rio Grande crescer. É esse desejo e essa garra insistente que faz o Estado se desenvolver e nesse caminho vamos gerar emprego e renda para os gaúchos”, afirmou.
O prefeito Fábio Branco disse que é importante que Rio Grande aproveite as oportunidades de promover o desenvolvimento. Segundo ele, para que o poder público possa atrair investimentos é preciso ter compromisso fiscal. “É fundamental a visão estratégica do município para que Rio Grande seja visto como parceiro do desenvolvimento do porto, por isso hoje é um dia festivo, de fortalecimento do Porto do Rio Grande”, comemorou.
A ação junto ao Programa de Implantação de Distritos Industriais (Proedi) visa o desenvolvimento de projetos de alta complexidade. As empresas poderão fazer estudos nas áreas cedidas pelo Estado e, assim, diminuir os riscos na escolha do local mais apropriado para a instalação de suas unidades industriais.
Ascom Sedec RS
Foto: PMRG