Estado e Ministério da Agricultura assinam protocolo de intenções para incentivar inovação no agronegócio
Solenidade ocorreu na 46ª Expointer, em Esteio
O governador Eduardo Leite, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, firmaram, na tarde desta quinta-feira (31/8), um protocolo de intenções com foco em impulsionar a inovação do agronegócio no Estado. A solenidade ocorreu no estande do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na 46ª Expointer.
O documento assinado favorecerá iniciativas do governo do Rio Grande do Sul para fomentar o setor, focando no desenvolvimento estratégico da competitividade das empresas – com estímulo à pesquisa, à evolução tecnológica e ao surgimento de novos negócios na agropecuária. A intenção é contribuir para o crescimento econômico regional e para uma expansão do agronegócio gaúcho em nível nacional.
“Firmamos a parceria para pensar a inovação do agro de forma conjunta. Essa ação chancela uma união entre nossos dados e entendimentos e os do Mapa”, destacou Leite. “Não se trata, portanto, de concorrência, mas de soma de esforços para que consigamos enfrentar os desafios do presente e aqueles que virão no futuro.”
O protocolo prevê o compromisso de conduzir a relação entre as instituições com base em benefício mútuo, compartilhamento de informações, publicização das iniciativas e manutenção atualizada e permanente de alimentação de banco de dados – com fortalecimento, colaboração e cooperação entre empresas, governo e universidades.
Fávaro ressaltou que o Brasil avançou muito no desenvolvimento da agricultura e pecuária e lembrou o papel que entidades do setor tiveram nessa evolução. “Nós progredimos muito por meio da tecnologia, e nossa agropecuária é, hoje, motivo de orgulho para todos os brasileiros”, celebrou. “O Brasil saiu, nos últimos 50 anos, da posição de importador de alimentos para a de um grande exportador, um enorme celeiro de alimentos graças à ciência e à tecnologia, impulsionado por entidades como a Embrapa e também pelo setor privado.”
“Temos a inovação como centro da estratégia de desenvolvimento social e econômico, envolvendo diversas áreas e setores. A parceria com o Ministério da Agricultura não poderia ter vindo em momento mais apropriado”, ressaltou Simone.
Para a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Cooperativismo do Mapa, Renata Bueno Miranda, as entidades que assinaram o documento demonstram uma valorização da inovação. “Esse protocolo de intenções demonstra como o ministério e o governo gaúcho fazem parte de um processo amplo que visa à inovação no agronegócio, unindo pesquisa, ciência e assistência técnica a fim de transformar o setor. Nesse sentido, o Rio Grande do Sul é um exemplo para o país”, apontou.
Os seguintes eixos estratégicos serão trabalhados:
- Sustentabilidade
- Bioeconomia
- Digital
- Inovação aberta
- Foodtech
- Agfoodtech
- Agtech
Além de promover o ecossistema de inovação nos sistemas agroalimentares e agropecuário para o Rio Grande do Sul, o protocolo busca favorecer o incremento e a expansão de ações e programas de implementação de inovação em produtos, processos e serviços. O acordo terá prazo de validade de quatro anos, prorrogável por mais quatro, e não envolve transferência de recursos financeiros.
SECOM RS e Ascom Sict RS
Foto: Gustavo Mansur/SECOM RS