Estado firma parceria com IMDS para qualificar projetos da educação e primeira infância
Acordo de cooperação com o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social prevê a realização de estudos e pesquisas
O governo do Estado formalizou, nesta quinta-feira (6/4), um acordo de cooperação com o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). A parceria prevê a realização de estudos e pesquisas sobre programas desenvolvidos nas áreas da educação e da primeira infância e que integram atualmente o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza. A assinatura foi realizada no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, do diretor-presidente do IMDS, Paulo Tafner, e do presidente do Conselho de Administração, Armínio Fraga.
Também presente na ocasião, Gabriel destacou a importância da iniciativa para qualificar a atuação do Estado e garantir uma maior eficiência dos projetos executados. O GPE é responsável pelos programas Professor do Amanhã, Jovem Aprendiz, Todo Jovem na Escola e pela área da primeira infância. São iniciativas já em andamento e outras sendo viabilizadas nesta gestão.
“Temos nos debruçado sobre projetos que são extremamente importantes para o desenvolvimento social, em especial do capital humano. Nosso objetivo é aprimorar os programas, e este acordo é um grande passo para qualificar ainda mais este trabalho”, ressaltou o vice-governador.
Com validade de quatro anos, o acordo busca ampliar o conhecimento do governo estadual sobre a eficácia de programas e políticas públicas, especialmente os voltados para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
“No nosso primeiro governo, tivemos uma atuação focada no equilíbrio financeiro. Agora, queremos ampliar a performance do governo e a nossa capacidade de entrega, e isto está diretamente relacionado à análise de dados e avaliação das políticas públicas. Estamos muito animados com essa parceria”, afirmou o governador.
Tafner explicou que o trabalho do instituto envolve tarefas como análise de indicadores, monitoramento e até aprimoramento dos programas. “Já realizamos a nossa primeira reunião de trabalho e, no próximo encontro, queremos apresentar o relatório com mapeamento e avaliação de cada um dos projetos”, adiantou o diretor-presidente.
Armínio complementou que o grupo está com “as mangas arregaçadas” para auxiliar o Estado. “Pensem na nossa equipe como um braço que pode apoiar não só em questões quantitativas, mas também de análise de dados”, disse.
O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social é uma plataforma para delinear, testar, propor, divulgar e acompanhar a execução de políticas públicas de impacto em mobilidade social. Seus parceiros são gestores públicos e representantes do terceiro setor, interessados em soluções fundamentadas no método científico para problemas sociais nas suas respectivas comunidades.
Também acompanharam a assinatura o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, e o secretário-executivo do GPE, Clóvis Magalhães.
→ Íntegra do acordo de cooperação
Ascom GVG
Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS