Estão Abertas as Inscrições para a Oficina História do Cinema Brasileiro em Rio Grande
A jornalista e professora Fatimarlei Lunardelli ministra atividade gratuita de 24 a 28 de agosto de 2022 no auditório do IFRS
A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a segunda turma da oficina História do Cinema Brasileiro: Personagens e Contextos, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.
A oficina ministrada pela jornalista e professora Fatimarlei Lunardelli tem por objetivo a formação de público, bem como a qualificação de plateias acerca do Cinema produzido no Brasil. Interessados podem se matricular gratuitamente neste link bit.ly/3d7do4I.
Serão realizados cinco encontros presenciais no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande (Rua Engenheiro Alfredo Huch, 475 – Bairro Centro – no município de Rio Grande), nas seguintes datas e horários:
- 24/08 (quarta-feira) – das 18h às 21h;
- 25/08 (quinta-feira) – das 13h às 16h e das 18h às 21h30;
- 26/08 (sexta-feira) – das 13h às 16h e das 18h às 21h30;
- 27/08 (sábado) – das 10h às 13h e das 15h às 18h e das 19h às 21h (com exibição de um filme clássico do cinema brasileiro à noite);
- 28/08 (domingo) – das 10h às 13h e das 15h às 18h.
“Nesta oficina, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e o Núcleo de Produção Audiovisual OfCine, do município de Rio Grande, buscamos aplicar ações de formação dentro do território gaúcho. Uma das premissas do Projeto Revelando o Rio Grande é destacar talentos ainda não conhecidos para o setor audiovisual. A atividade segue um modelo imersivo, totalizando 30 horas de formação teórica”, observa Zeca Brito, diretor do Iecine.
Programa
- Surgimento da cinematografia nacional
- Principais títulos e fatos históricos relevantes do setor audiovisual
- Personagens
- Contextos
Ministrante
Fatimarlei Lunardelli é graduada em Jornalismo (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e é doutorada em Ciências da Comunicação (pela Universidade de São Paulo – USP). Com uma vasta experiência como jornalista e pesquisadora do Cinema nacional, atualmente atua como crítica de cinema e como professora no Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.
Livros publicados
- A Crítica de Cinema em Porto Alegre na década de 1960. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Secretaria Municipal da Cultura, 2008, v.1000. p.160.
- Quando éramos jovens: história do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS; UE da Secretaria Municipal de Cultura, 2000, v.1. p.205.
- Ô psit! O cinema popular dos Trapalhões. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996, v.1. p.177.
Isidoro B. Guggiana
Foto: Juliano Dupont