Estatal chinesa XCMG estuda instalar fábrica no país e avalia o Rio Grande do Sul
Empresa analisa possibilidade da instalação no país de fábrica de geradores de energia ou compactadores de lixo
O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu na tarde da quarta-feira (24/4) representantes do grupo estatal chinês XCMG, especializado na construção de maquinário voltado para a construção civil.
Acompanhado do deputado Ernani Polo, o presidente do grupo no Brasil, Zhou Tianlei, sinalizou que a XCMG avalia instalar uma nova fábrica da empresa no Brasil, e o Rio Grande do Sul é forte candidato.
O vice-governador destacou que uma das principais agendas da atual gestão do Estado é a do desenvolvimento econômico. “A vinda de uma empresa do porte da XCMG para o RS seria de muita importância para nós. O RS está de portas abertas para iniciarmos está conversação.”
O presidente esclareceu que a escolha do Brasil para a expansão do grupo chinês na América Latina se deve à capacidade de crescimento do país, além de seu posicionamento no cenário econômico mundial.
A XCMG analisa a possibilidade da instalação de dois tipos de unidades no país: de geradores de energia ou de compactadores de lixo.
A XCMG, pertencente ao governo da China, está localizada na cidade de Xuzhou, concentrando 25 fábricas e um Centro de Desenvolvimento Tecnológico, liderando o mercado asiático neste segmento.
SECOM RS
Foto: Divulgação/GVG