Estudantes do Colégio Alternativo realizam aula-passeio em museus de Porto Alegre
No dia 20 de julho, os estudantes do Colégio Alternativo do 7º ano ao 3º ano do Ensino Médio realizaram uma viagem cultural a Porto Alegre. Na oportunidade, eles visitaram diversos pontos históricos, entre eles, o Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu Militar do Comando Militar Sul (CMS), Memorial Legislativo do Rio Grande do Sul, Palácio Piratini, Catedral Metropolitana de Porto Alegre Madre Deus, Largo da Usina do Gasômetro e Orla do Guaíba para encerrar a atividade. Destacou-se o olhar à revitalização do antigo espaço portuário e da orla do Guaíba, dando um novo significado e ampliando o direito à cidade pela população.
A atividade foi conduzida pelos professores das disciplinas de História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura e uma pedagoga. Entre os locais que mais chamaram a atenção dos estudantes, por não fazerem parte do cotidiano, estão o Museu Militar do Comando Militar Sul (CMS) também conhecido como Museu do Exército. É o terceiro mais visitado em Porto Alegre segundo o CMS. Possui um acervo histórico de seis mil itens. Contando com carros blindados, viaturas, uniformes militares, canhões de guerra portugueses de 1799 e equipamentos utilizados durante a Guerra do Paraguai.
A arquitetura do Palácio Piratini com as suas obras de arte, afrescos e carros utilizados pelo antigo governador na década de 20, provocaram fascínio e olhares atentos. Em maioria, os alunos consideraram este um dos lugares mais importantes para se visitar e conhecer a história do Governo do Rio Grande do Sul.
Outro ponto de reflexão foi observar o acesso à cultura em geral. Para a maioria dos alunos, o fato dos lugares serem públicos e com entrada gratuita, facilita para que mais pessoas possam conhecê-los. No entanto, alguns ponderaram as distâncias, condições socioeconômicas individuais e lembraram que são poucas as escolas que possibilitam esse tipo de atrativo.
Os estudantes disseram que entendem a cultura como importante para conhecer o passado, os costumes, compreender melhor a atualidade e os valores para a formação moral, ética e intelectual da sociedade.
O grupo de 71 alunos disse, por unanimidade, que achou a experiência muito interessante, porque muitas coisas que estudaram nos livros, puderam conhecer pessoalmente, de forma descontraída, e consideram que aprendem muito mais assim. Destacaram ainda a diversão da viagem, da interação entre os colegas, promovendo além do conhecimento uma experiência única e de convivência social.
Para a Diretora do Colégio, Cláudia Guedes: “A importância de uma atividade pedagógica, no caso aula passeio em saída de campo, onde os estudantes correlacionam o que vivenciam nas “quatro paredes da sala de aula” com o mundo real é relevante, pois o aluno experimenta e se sensibiliza, compara e faz todas as ações infinitas de “um objeto” de pesquisa, onde traz para o seu cotidiano maiores inferências sobre cada conteúdo estudado”.
Cláudia ainda destacou as vantagens da atividade prática: “não dá para mensurar uma experiência prática acompanhada, orientada estimulada e motivada por professores ao conteúdo “frio” de um livro ministrado em sala de aula, portanto que viva – literalmente – a experiência prática da saída de campo dá aula passeio e todos os outros mecanismos e procedimentos pedagógicos para fazer os alunos aprenderem mais.”
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Colégio Alternativo