Estudantes protestam em frente à Prefeitura do Rio Grande contra problemas do transporte coletivo
Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) protestaram na noite de sexta (27), em frente à Prefeitura do Rio Grande, pedindo a solução dos problemas no transporte público.
A manifestação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da FURG (DCE-FURG) contou também com a presença de representantes da União Estadual dos Estudantes. O protesto iniciou às 18h e encerrou por volta das 18h. Durante a ação, estavam presentes a Brigada Militar e a Guarda Municipal.
Segundo o DCE, o intuito era entregar um relatório onde constam as ocorrências de atrasos e o não cumprimento de ônibus nas linhas conforme informado. No entanto, os estudantes não foram recebidos por ninguém, apesar de argumentarem terem visto pessoas que observaram o movimento da janela do prédio da prefeitura.
Segundo Eduardo Dasso, membro do DCE da FURG, as reclamações mais frequentes são sobre os atrasos das linhas:
“Muitas vezes os ônibus nem sequer passam. Recebemos relatos de estudantes que ficaram em média 1h30/2h na parada. Em alguns, no período da manhã, o ônibus que deveria passar 5h50 passou perto das 8h. Esses relatos são feitos por estudantes da FURG, do IFRS e da comunidade em geral, que fica nas paradas de ônibus por grandes períodos de tempo suscetíveis a furtos, roubos, estupros, sendo mais um “efeito colateral” na cidade mais violenta do estado. Não queremos mais desculpas nem promessas, mas que o Executivo Municipal haja junto a empresa para que tenhamos um transporte coletivo minimamente digno para nossa população.”
No relatório que o DCE-FURG pretende apresentar ao Executivo, consta a situação que os estudantes relatam ter vivenciado. Segundo o documento “na quarta-feira, 25 de maio, a linha Cassino – Junção teve o horário das 22h30 retirado, fazendo com que no mínimo 15 estudantes ficassem distribuídos em paradas de ônibus pela FURG e não pudessem retornar paras suas casas de ônibus”. O DCE disse que neste dia, sem o transporte coletivo disponível, os estudantes precisaram se unir e dividir valores para custear o transporte por aplicativo.
Em relação a linha Expresso Hidroviária, o DCE relata que os estudantes de São José do Norte que estudam à noite precisam chegar na rodoviária para pegar a lancha das 23h, e a linha que cumpria este papel foi extinta durante a pandemia. Por isso, a demanda principal é que a atual linha FURG/Hidroviária volte a ser uma linha “expresso” e faça com que os estudantes não se atrasem para retornar à sua cidade e fiquem esperando a última lancha da meia noite.
Além disso, a preocupação sobre os atrasos é constante. Segundo os relatos, os três primeiros horários do turno da manhã do FURG – IFRS estão apresentando atrasos recorrentes: As quatro primeiras linhas do dia (5:50; 07:05; 07:25; 7:40) tem incidência diária de atraso, inclusive com a comunidade em geral relatando que estão desde 5h50 na parada, e o ônibus não passa. Na manhã deste domingo (29), diversas pessoas que aguardavam o transporte coletivo das 5h50 informaram os atrasos. A situação de não cumprimento das linhas preocupa especialmente quem possuí compromissos com horários agendados.
Outra reclamação dos estudantes apresentada pelo DCE é em relação a cobrança tarifária. Segundo apontado pelo Diretório Acadêmico, “em alguns casos teve equívoco na cobrança tarifária para estudantes que acabaram por pagar passagens inteiras, sendo assim negado o direito ao meio passe estudantil.” Conforme explica o DCE quando apontaram a situação em reunião junto à Secretaria de Mobilidade Urbana, os estudantes foram orientados a solucionar a questão junto à empresa de bilhetagem.
Questionado pela nossa equipe o Secretário de Mobilidade Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, respondeu:
“Desconheço essas alterações apontadas. Tive conversa com DCE na sexta da semana retrasada, e as pautas eram outras, e a grande maioria foi ajustada. Linha FURG está com mesmo número de viagens da tabela de 2019, que havia sido tratada com a reitoria antes do início das aulas e aprovada pelos alunos. Tivemos a mudança da empresa, na linha e alguns problemas decorrentes disso foram ajustados, tudo devidamente explicado na reunião com o DCE. Tivemos a audiência Pública na quinta, onde novamente foi tudo explicado. Estamos sempre à disposição e ouvindo as demandas, e esse tipo de situação precisa vir ao nosso conhecimento com dia, horário para podermos fiscalizar no sistema ou cobrar da empresa. O que mais queremos é o sistema operando bem. Na última quarta e quinta, por exemplo, zero problemas na linha Furg, após correções da empresa e aumento do tempo por volta, e consequentemente acréscimo de ônibus.”
Nesta segunda (30), o DCE terá reunião com o Executivo Municipal e o Secretário de Mobilidade para tratar das demandas do transporte coletivo.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação