Executivo firma termo de colaboração para início das atividades do Restaurante Popular
Na manhã desta sexta-feira (04), o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) realizaram ato de assinatura do termo de fomento do Restaurante Popular. Por meio da assinatura, foi firmado termo de colaboração entre o executivo e o Grupo Pela Educação, Saúde e Cidadania (Gesto), organização de sociedade civil que será responsável pela Produção e Fornecimento dos alimentos no Restaurante Popular. A implantação do projeto foi estabelecida como prioridade pela população Rio-grandina, por meio do Orçamento Participativo Popular (OPP) do ciclo de 2014 e 2015. A expectativa é que o Restaurante seja inaugurado no dia 1º de fevereiro. O evento ocorreu no Salão Nobre Deputado Carlos Santos,e contou com a presença do prefeito em exercício, Paulo Renato Mattos Gomes, da Presidente da Câmara de Vereadores, Professora Andréa Westphal (Tia Deia), de Secretários de Município, além de representantes da Gesto e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.
O Restaurante Popular irá funcionar na Rua Rodrigo Duarte 537, Vila São Miguel, em espaço cedido pela Associação de Amigos da Creche Doe Amor. Inicialmente, serão fornecidas 100 refeições no local, ao custo de R$ 2,00, para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, cadastradas junto a SMCAS. Também serão disponibilizadas, de maneira gratuita, 50 refeições para pessoas em situação de rua, no Centro de Referencia para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Av. Cidade de Pelotas, 765, no bairro Cidade Nova.
O prefeito em exercício, Paulo Renato Mattos Gomes, agradeceu a todos os servidores e entidades que participaram do processo para a instalação do Restaurante e salientou a importância da alimentação como expressão de cidadania. “É muito importante darmos atenção às pessoas em vulnerabilidade social, e esse termo confirma esse compromisso que temos. Serão fornecidas 150 refeições de qualidade a preço simbólico para pessoas que precisam. Isso traz, além dos benefício para a saúde, dignidade e cidadania”, disse.
Segundo o secretário-adjunto de Cidadania e Assistência Social, Chendler Siqueira, o local foi escolhido em função do grande número de pessoas moradoras da região que estão registradas no Cadastro Único. “O Cadastro Único serve para que a gente conheça a realidade do município, então ele cadastra as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. O Bairro são Miguel é o bairro com mais famílias em situação de risco e vulnerabilidade social cadastradas e com beneficiários no Bolsa Família. Então é um ponto estratégico, para atender o bairro possui maior demanda, além da cedência do espaço no local, através da Associação dos Amigos da Creche doe Amor”, explicou.
Chendler também destacou a diferença que uma boa alimentação pode trazer a vida das pessoas, e a contribuição que o Restaurante popular trará para as atividades de assistência social. “A alimentação é primordial, é o que da energia e motivação a todo o ser humano. Garantir uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente, faz parte da política de segurança alimentar que está dentro da SMCAS. E gente entende, de fato, a diferença que faz a alimentação, quando comparamos uma família que tem acesso a alimentação e uma família que não tem acesso, e o que isso repercute na vida e no desenvolvimento social dessas pessoas. Então para nós fornecer esse serviço é dar um salto de qualidade para o serviço de assistência social prestado no município”, declarou.
Para a implantação projeto, a administração municipal forneceu o espaço físico, cedido por 10 anos pela Associação de Amigos da Creche Doe Amor para o funcionamento do Restaurante. Também foram disponibilizados pela SMCAS equipamentos para a estruturação da cozinha, além de mesas, talheres e pratos.
A Gesto, que já atua com o Restaurante Popular da cidade de Pelotas, passará a prestar o serviço na cidade de Rio Grande, colaborando com os alimentos in natura, além da produção e fornecimento desses alimentos. A produção será supervisionada periodicamente pelas nutricionistas do Núcleo de Alimentação e Cidadania da SMCAS, responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e que irão realizar avaliações nutricionais das refeições, buscando fornecer uma alimentação adequada e em quantidade suficiente. O contrato tem a duração de 1 ano, sendo prorrogável conforme interesse, sem ter definido um número máximo de renovações.
A implantação do Restaurante Popular foi uma demanda da população Rio-grandina, estabelecida por meio do Orçamento Participativo Popular (OPP) no ciclo de 2014 e 2015, quando foi votado com prioridade pelos delegados em assembleia no centro da cidade. Segundo Paulo Rodrigues, Secretário de Comunicação e Relações Institucionais, e responsável pela coordenação do Orçamento Participativo, o inicio das atividades do Restaurante Popular também tem importância simbólica, já que representa a implementação de uma projeto definido por meio de debates com a comunidade. “É a realização e completude de algo que foi estabelecido nas assembleias, durante discussões com a comunidade. O Restaurante Popular foi votado como prioridade em assembleia no centro, para que pudesse atingir esse grupo pessoas que vivem em vulnerabilidade social. Hoje é o coroamento, uma vitória da participação popular. Mostra a importância do OPP e de continuar com esse processo de discussão com a comunidade”, frisou.
Grupo pela Educação Saúde e Cidadania (Gesto)
A Gesto é uma organização da Sociedade Civil OSC, sem fins econômicos, fundada em 2003 com o objetivo de contribuir com a diminuição das vulnerabilidades através da elaboração e desenvolvimento de projetos que contribuam para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida de famílias e indivíduos, em especial usuários das Políticas Sociais.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy