NotíciasRio Grande

Expedição de circun-navegação no Continente Antártico parte do Porto do Rio Grande

O navio russo quebra-gelo científico Akademik Tryoshnikov partiu na madrugada deste sábado (23) do Porto do Rio Grande em direção à Antártica, onde realizará uma missão de 60 dias no continente gelado. O objetivo da expedição é chegar o mais próximo possível das geleiras para a coleta de amostras que, depois de analisadas, determinarão o impacto das mudanças climáticas naquela região.

Liderado pelo Brasil, o trabalho conta com a coordenação do pesquisador e explorador Jefferson Cardia Simões, integrante  do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além dos 27 pesquisadores brasileiros, a expedição contará também com a participação de cientistas da Argentina, do Chile, da China, da Índia, do Peru e da Rússia, os quais embarcaram no navio ao longo da semana.

Na sexta-feira pela manhã, autoridades, profissionais da imprensa, parentes e amigos dos pesquisadores foram recebidos para uma visitação ao navio que foi seguida de uma entrevista coletiva e da cerimônia de lançamento do projeto, batizado de Expedição Internacional de Circun-Navegação Costeira Antártica. A previsão é de que a equipe percorra cerca de 20 mil quilômetros da costa do continente antártico.

Ascom Portos RS

Foto: Ascom Portos RS

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.