Exposição “Representatividade do Docente Negro na Rede Pública Municipal de Ensino” está disponível à visitação no Festimar
Uma importante iniciativa está ganhando destaque na Rede Municipal de Educação de Rio Grande. Trata-se de uma exposição itinerante da Assessoria de Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Município de Educação (SMEd) que tem como objetivos homenagear e reconhecer a importância das professoras e professores negros na educação do município, promovendo a representatividade e o sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade escolar.
A importância da exposição está ganhando visibilidade, também, durante o Festimar, onde está disponível e tem atraído a atenção de visitantes interessados em conhecer e valorizar a presença da etnia negra no contexto educacional rio-grandino.
Para Margareth Teixeira, assessora de Relações Étnico-Racias da Secretaria de Município de Educação (SMEd), a exposição tem um significado especial ao ser realizada no Festimar, “pois permite que um grande número de pessoas a visite”. “Ao passar pela exposição, as pessoas são instigadas por ela e são convidadas a observar e refletir sobre a importância da representatividade negra na educação”, narra a organizadora.
Além disso, ela explica que a data escolhida para o lançamento da exposição, aberta em 21 de março, Dia Internacional de Combate ao Racismo, ressalta o compromisso da Assessoria de Relações Étnico-Racias da Secretaria de Município de Educação (SMEd) em promover a conscientização sobre a luta contra o preconceito racial.
Idealizada inicialmente em 2022, a exposição visa mostrar a trajetória e o impacto dos professores negros que atuam na rede municipal educacional de Rio Grande, destacando suas conquistas, formação acadêmica e contribuições para uma educação de qualidade. Com a participação inicial de 15 a 20 professores, a expectativa é que mais educadores se juntem à iniciativa, ampliando ainda mais a representatividade na exposição.
Ao elencar os objetivos da exposição, Margareth conta que ela busca, também, levar sentimentos de representatividade e pertencimento aos alunos negros da Rede Municipal. “É comum que muitos estudantes negros não se vejam representados nos espaços educacionais, principalmente porque não costumam ter professores negros. Por isso, essa exposição itinerante será realizada em todas as escolas da Rede, para que todos possam ter acesso, descobrir quem são os professores negros que compõem a nossa Rede e se identificar. É importante que as crianças e jovens negros se enxerguem nesses espaços e se sintam pertencentes”, completa a assessora das Relações Étnico-Raciais que convida a comunidade em geral para a visitação do espaço durante a Festa do Mar
Exposição “Representatividade do Docente Negro na Rede Pública Municipal de Ensino”
- Onde: Pavilhão de expositores do Festimar 2024 no Centro Histórico
- Quando: 21/03 a 31/03 (do meio-dia às 22h)
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp