Fabiane Pianowski, professora de Artes da FURG, apresenta um dos resultados de seu pós-doutorado na I Bienal Internacional de Poesia Experimental da Argentina
A artista-professora-pesquisadora Fabiane Pianowski, do Instituto de Letras e Artes da FURG, apresentará na quinta-feira, 28 de novembro, “Factoría MerzMail. Pere Sousa”, um dos resultados da sua pesquisa de pós-doutorado na Universidad de Barcelona, quando teve a oportunidade de entrevistar e acompanhar o artista e amigo em seus últimos meses de vida.
O POSVERSO é a I Bienal Internacional de Poesia Experimental da Argentina e conta com a participação da professora Fabiane Pianowski em seu evento teórico. O evento é organizado pela galeria HOTEL DADA. A partir de uma abordagem histórica e contemporânea, busca dar visibilidade a uma série de artistas ligados aos diferentes gêneros da arte postal e à exploração da linguagem poética em suas múltiplas possibilidades. De acordo com esse perl curatorial, o HOTEL DADA está comprometido com a divulgação, a exposição e a produção teórica em torno de expressões consideradas marginais, entendendo o marginal como uma categoria estético-política. A intenção é contribuir para o reconhecimento e o posicionamento de manifestações alternativas, como rótulos de artistas, revistas montadas, carimbos, poemas-objeto, livros de artista, arte adesiva, pôsteres artísticos, poesia visual, videopoemas, poesia de ação, poesia fonética e sonora, colagens, fotocópias, entre muitas outras propostas que expandem os limites das artes visuais.
A partir destes preceitos, seus diretores, os artistas Silvio De Gracia e Ana Montenegro, organizaram POSVERSO – I Bienal Internacional de Poesia Experimental da Argentina, uma bienal focada nas múltiplas práticas da poesia intersemiótica, gerada a partir do HOTEL DADA – Base de Arte Correo y Poesía Experimental. Com uma programação intensa, no período de 18 de outubro a 20 de dezembro de 2024, a Bienal POSVERSO, está sendo realizada em quatro seções: uma seção principal, através da exposição Poéticas de la Resistencia, composta por artistas convidados; uma seção descentralizada, composta pelos artistas selecionados pela convocatória aberta e apresentados nos diferentes espaços associados à Bienal; uma seção em espaços não convencionais, onde serão ativadas propostas vinculadas às linguagens de action art, performance, interferência, ação poética, intervenção urbana e uma seção dedicada às poéticas eletrônicas, cujas produções serão exibidas em uma exposição virtual, hospedada no site da Bienal: https://posversobienal.com.ar/
Em seu programa educativo há mediações, oficinas, publicações e um evento teórico. Este último, projeta-se como um espaço de formação, baseado na produção e disseminação de conhecimento sobre arte contemporânea e práticas poéticas experimentais. Integrado com a participação de pesquisadores, curadores e artistas, tem como objetivo incentivar e promover instâncias de reflexão teórica sobre as práticas poético-artísticas contemporâneas e suas possibilidades de impacto na disputa cultural para a manutenção de discursividades críticas e contra-hegemônicas.
A noite de 28 de novembro, será dedicada a um dos homenageados na Bienal POSVERSO, o artista/ativista catalão Pere Sousa (1955-2023), referência nas redes de arte postal, poesia experimental e publicações alternativas por sua intensa produção visual, sonora e bibliográfica. Será inaugurada a exposição “Factoría Pere Sousa”, con curadoria de Silvio De Gracia e Ana Montenegro, na qual estarão expostas colagens e publicações do artista pertencentes ao arquivo HOTEL DADA E nesta data, como parte do evento teórico, a artista-professora-pesquisadora Fabiane Pianowski, do Instituto de Letras e Artes da FURG, apresentará “Factoría MerzMail. Pere Sousa”, um frutos da sua pesquisa de pós-doutorado na Universidad de Barcelona.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Arquivo pessoal
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp