Fábio Branco anuncia encerramento do DATC
Na tarde desta quinta-feira (29), o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, anunciou o encerramento das atividades do Departamento Autárquico de Transporte Coletivo (DATC), fundado em 1967. O DATC era a única autarquia de transporte coletivo intermunicipal em funcionamento no país.
A partir de segunda-feira (02) de janeiro de 2023 não haverá mais a venda das passagens e nem a realização de viagens pela empresa.
Segundo Fábio, o motivo para o fechamento do DATC, é que a empresa não cobre os custos de operação e não possui receita suficiente que justifique sua manutenção.
Branco diz que o valor acumulado das dívidas atualmente, é de 3,5 milhões e diz que a prefeitura já vem auxiliando o DATC, inclusive, no pagamento de salários.
Questionado pelo RIO GRANDE TEM sobre a possibilidade de manutenção das linhas já existentes por outra empresa, Fábio disse que essa responsabilidade é do DAER que seria informado da decisão de encerramento das atividades.
Branco apresentou dados onde cita que entre os anos de 2014 e 2022 o DATC recebeu 14 milhões de reais de aporte dos cofres municipais. E disse que mesmo com o aporte para que o DATC possuísse fluxo financeiro, a autarquia não conseguia honrar os seus compromissos.
A circunstância acumulada, impôs, de acordo com a prefeitura, ao município a necessidade de realizar o aporte financeiro para arcar com a folha de pagamento e assegurar os benefícios dos trabalhadores.
Pandemia
Segundo Branco, a pandemia agravou a situação com a redução do número de usuários. E atribui a dificuldade também devido a oferta de outros meios de transporte intermunicipal como os aplicativos que acarretaram na queda de passageiros.
Funcionários
O DATC possui atualmente cerca de 40 funcionários, uma parcela deste número, funcionários públicos que eram cedidos ao DATC. Todos os funcionários, segundo Branco, serão mantidos e realocados em funções na prefeitura do Rio Grande.
Patrimônio
Atualmente, conforme a prefeitura, o DATC possui o patrimônio de cerca de R$ 500 mil reais, incluindo alguns ônibus e a garagem da empresa em Porto Alegre.
A estrutura localizada na rua Vice-Almirante Abreu e os ônibus mais novos da frota já pertencem ao município.
O que será feito
O prefeito Fábio Branco disse que o patrimônio será inventariado e, posteriormente, o objetivo da Prefeitura é utilizar os ativos, ou seja, os bens que podem ser vendidos, para o pagamento das dívidas da autarquia.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Thuanny Cappellari