Fabio Branco anuncia mais quatro secretários
Na noite desta segunda-feira (28), Fábio Branco anunciou mais quatro secretários e secretárias que irão fazer parte de sua gestão de 2021/2024. De acordo com o prefeito eleito, um de seus compromissos foi a redução da máquina pública e por isso, promoveu a união das secretarias da Pesca e de Desenvolvimento Primário. Em contrapartida, foi anunciada uma nova secretaria, a Secretaria da Causa Animal que ainda precisa ser aprovada na Câmara de Vereadores. Como se trata de uma nova secretaria o prefeito eleito deverá encaminhar o projeto de lei para a Câmara de Vereadores em 2021 e dependerá da aprovação dos parlamentares municipais para que seja possível a criação da nova pasta. Até o momento Fábio Branco anunciou 10 secretarias.
Ainda restam algumas secretarias que fazem parte da gestão atual e não foram informados os responsáveis que estarão a frente da pasta, ou ainda, a informação se haverá união ou exclusão delas. São as seguintes: Secretaria da Educação, Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Mobilidade Acessibilidade e Segurança, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria da Cultura, Secretaria de Esporte e Lazer. Atualmente, o Turismo, faz parte da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. Branco anunciou a frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gilberto Sequeira, no entanto, não informou qual será a pasta com atuação no Turismo.
Conheça os novos secretários e secretárias a frente do mandato do prefeito eleito do Rio Grande, Fábio Branco
LAURA TAÍS MACHADO FAGUNDES – Secretaria da Causa Animal
Ativista da causa animal há mais de uma década, participou da mudança das políticas públicas de amparo aos animais na cidade. Também é defensora da pauta na Câmara de Vereadores. Foi reeleita vereadora em 2020.
BERCÍLIO OSVALDO LUIZ DA SILVA – Secretaria da Pesca e Desenvolvimento Primário
Médico veterinário e produtor rural. Foi superintendente do Porto do Rio Grande e Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, durante o Governo Yeda Crusius. Assumirá as secretarias de Desenvolvimento Primário e da Pesca.
SANDRO BOKA – Secretaria Especial do Cassino
Engenheiro mecânico formado pela Furg, é pós-graduado em engenharia de segurança pela PUCRS. Foi vereador por dois mandatos, deputado estadual, diretor administrativo da CGTEE-Eletrobras, além de diretor-geral e secretário-adjunto de Obras do Estado.
CRISTIAN MARCIANO KÜSTER – Secretaria da Fazenda
Mestre em Contabilidade pela UFRGS, atuou nos setores público e privado, com ênfase em Administração de Empresas Públicas e Parques Tecnológicos. Foi gerente corporativo da FIERGS, professor do IFSUL e diretor municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pelotas.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação