NotíciasRio Grande

Fábio Branco anuncia retorno das aulas municipais de forma virtual e a expectativa do ensino híbrido para maio

Durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito Fábio Branco e a secretária interina da Educação do município, Cecilia Schmutz Pucinelli, anunciaram que o retorno das aulas para a conclusão do ano letivo 2020, marcado para o dia 17 de fevereiro, será feito exclusivamente de forma virtual. As aulas do ano letivo de 2020 encerram em 18 de abril.  Segundo Cecília, a expectativa é iniciar o ano letivo de 2021 em maio e de forma híbrida.

Como vai funcionar o sistema híbrido de ensino

Os pais poderão optar se seus filhos assistirão às aulas de modo presencial ou remoto. Com o início do sistema híbrido, os professores do grupo de risco poderão apresentar laudos de comprovação da condição de saúde para seguir trabalhando em home office.

Segundo o prefeito Fábio Branco, a medida de concluir o ano letivo 2020 mantendo apenas o ensino remoto, se dá em razão da necessidade de atenção às condições físicas das escolas e, além disso, da necessidade de que se resolvam questões relacionados ao transporte dos alunos, ao andamento de contratos do  serviços terceirizado de limpeza e zeladoria, a aprovação dos plano de contingência das instituições, entre outras demandas.

“Nós tínhamos a ideia de retomar o ano letivo 2020 já no formato híbrido, mas, na prática, nos deparamos com uma situação totalmente atípica, diferente do que achamos que poderíamos encontrar. Com o ensino ainda não presencial, o tempo que teremos até o início do próximo ano letivo, servirá para que possamos resolver essas demandas.”, disse o prefeito.

De acordo com a Secretaria da Educação (SMEd), algumas escolas se encontram em más condições físicas, com problemas como a falta de luz e água, a necessidade de reparos na infraestrutura, de readequações sanitárias e de entrega de equipamentos de proteção individual.

Em relação ao ensino não presencial durante a pandemia, a secretária da SMed comentou que mesmo antes de setembro de 2020, quando a Rede iniciou a utilização da modalidade à distância, algumas escolas já vinham trabalhando de forma autônoma para manter as atividades.

“Os professores fizeram sua parte, usaram sua própria internet, fizeram aulas pelas redes sociais, foram até as escolas entregar os materiais. As merendeiras também tiveram um trabalho muito imponte de ir até as escolas preparar a alimentação e levar até os alunos para que os alimentos não ficassem guardados se deteriorando. A gente entende que se não oferecermos as mínimas condições físicas, não há como ser feito um bom trabalho de educação.”, finalizou Cecilia Pucinelli .

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 59 escolas de ensino fundamental e 17 escolas de educação infantil, 23 mil alunos e 2.400 professores. A continuação do ano letivo 2020 vai de 17 de fevereiro a 18 de abril.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.