Falta de luz em Rio Grande: Grupo Equatorial diz que há 5 mil clientes sem energia
Desde a quinta-feira, 13, após a passagem do Ciclone Extratropical em Rio Grande e diversas cidades gaúchas, os efeitos dos danos causados ainda são sentidos pela comunidade. Segundo a CEEE Grupo Equatorial, Rio Grande possui 5 mil consumidores sem luz.
Os ventos de 146 km/h impactam, ainda, desde a falta de abastecimento de energia em moradias e comércios, até a falta de água, como está ocorrendo, por exemplo, no Bolaxa. O motivo é que para o abastecimento de água a Corsan depende de energia elétrica e as circunstâncias comprometeram também este setor.
A comunidade realizou protestos em razão da falta de energia e de respostas de previsões da CEEE Grupo Equatorial, As manifestações ocorreram no sábado, 15, na Ponte dos Franceses por moradores do Bairro Mangueira, na BR-392 no km 3 e na Vila da Quinta. No domingo, os protestos ocorreram na Barra, na Roberto Socoowiski, no Bolaxa e na Vila Santa Tereza.
O Superintendente Técnico da CEEE Equatorial, Sérgio Valinho, respondeu em entrevista a nossa equipe, que a empresa está com uma equipe oito vezes maior para atender a demanda. E tenta, o mais breve possível, solucionar todos os casos. No entanto, segundo declarou, a exemplo do ciclone anterior que atingiu a região da capital, foi possível o retorno da energia em até cinco dias. O que na época se considerava um dos maiores eventos climáticos. Porém, o ciclone que atingiu a região Sul do estado, superou o anterior. A empresa disse que tenta o mais brevemente reparar os estragos. E que buscou mão de obra de outras empresas, mas não conseguiram, devido à sobrecarga de trabalho em outras cidades atingidas.
Confira o que diz a CEEE Grupo Equatorial
As mais de 500 equipes operando nos 72 municípios da área de concessão da CEEE Grupo Equatorial Energia normalizaram o fornecimento de energia para 97% dos clientes prejudicados pelos efeitos do Ciclone Extratropical, até o início da noite de domingo (16). Dos 715 mil pontos sem luz às 11h de quinta-feira (13), 686 mil consumidores estão com energia restabelecida e as regiões Metropolitana e da Campanha já apresentam normalidade nos serviços prestados pela companhia.
Neste momento, a CEEE Grupo Equatorial Energia registra 29 mil clientes interrompidos. A companhia reafirma que o trabalho de restabelecimento segue constante, com todos os técnicos em campo. Presente desde a quarta-feira (12) na concessão, o evento climatológico apresentou maior intensidade no dia seguinte (13) com chuvas de aproximadamente 100 mm e rajadas de ventos de até 140 km/h.
As regiões e cidades mais afetadas são:
- Sul: 15 mil (Cidades mais afetadas: Pelotas: 10 mil | Canguçu: 2,8 mil | Capão do Leão: 700 clientes | Piratini: 800 clientes)
- Litoral Sul: 6,3 mil (Cidades mais afetadas: Rio Grande: 5 mil | São José do Norte: 1,3 mil)
- Centro Sul: 3 mil (Cidades mais afetadas: São Lourenço do Sul: 1 mil | Arroio Grande: 800 clientes | Camaquã: 700 clientes)
- Litoral Norte: 1,6 mil (Cidades mais afetadas: Balneário Pinhal: 300 clientes | Capão da Canoa: 200 clientes | Tramandaí: 200 clientes | Xangri-lá: 200 clientes)
Os canais de atendimento da CEEE Grupo Equatorial Energia seguem à disposição da população:
- Whatsapp Clara: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos)
- Site: ceee.equatorialenergia.com.br
- Teleatendimento: 0800 721 2333
- Para falta de energia: SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Equatorial Energia
Creme mentindo se são Lourenço tem 1 mil clientes sem luz então após 4 dias do ciclone 80% porcento do interior está sem luz e morar mais de 20 mil pessoas e na cidade 10% ainda sem luz tbm