Familiares contestam resposta da SMCAS de que não há caso positivo de Covid-19 em lar de idosos
Na noite desta quarta-feira (24), familiares de pacientes que residem em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), entraram em contato com o Rio Grande TEM. A situação ocorreu, após a negativa da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS) de que exista algum caso positivo de Covid-19, em uma ILPI – mesmo com o Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde desta terça (23), confirmando um caso.
Entre os familiares, um deles, diz ser parente da senhora, de 70 anos, com comorbidades que estava em uma IPLI, conforme Boletim Epidemiológico desta terça (23), e agora encontra-se em isolamento domiciliar.
Segundo aponta o parente da idosa “ela morava na ILPI até o momento da sua internação, em 17/06, quando foi levada pela ambulância, de onde residia para o hospital. No hospital, depois de alguns exames, foi encaminhada diretamente para Ala Covid-19, por suspeita de contaminação pelo coronavírus”.
A respeito das medidas a serem tomadas ele informou que “Segundo informações do setor de epidemiologia municipal, após ela dar alta hospitalar, informaram que todos os idosos seriam testados na ILPI e que, mediante a negativa de recebimento por parte da ILPI da paciente, alegando não ter como mantê -la isolada, teríamos que ficar com ela em nossa casa, o que acabou acontecendo”.
Conforme aponta, a idosa de 70 anos, com comorbidades, teve alta, retornou para a residência da família e está em isolamento.
Outro caso é de um senhor, de 84 anos o Rio Grande TEM, recebeu a confirmação nesta sexta (26), através do familiar, que foi confirmado o resultado positivo para Covid-19 e residia na mesma ILPI da senhora de 70 anos. “Ele já tem um quadro de Alzheimer e estava internado antes porque precisou colocar uma sonda para alimentação, pois não estava conseguindo engolir mais. Daí domingo descobrimos sobre este caso positivo na casa e avisamos a enfermaria onde ele estava internado e aí já colocaram ele em isolamento e fizeram o teste, que ficará pronto só sexta-feira”.
Segundo o parente, ao saber no domingo sobre o resultado positivo para Covid-19 da senhora de 70 anos, que residia na mesma residência, eles comunicaram a Upa da Junção, onde o senhor havia consultado e informaram que a Upa repassaria o caso para a prefeitura.
“Ele internou dia 17/06 . Ele sairia do hospital no domingo, quando de manhã deste dia, recebemos a informação da própria responsável pela casa, que a senhora de 70 anos estava com Covid-19. Daí foi quando passaram ele para isolamento no hospital. Até domingo, não sabíamos de nada”.
Segundo o familiar a Vigilância Epidemiológica estava na Instituição na sexta (26) para testar os demais idosos.
A nossa Equipe tentou contato com a referida Instituição informada pelos familiares, mas não obteve retorno. Em respeito ao contraditório permanecemos no aguardo do posicionamento da Instituição.
Também tentamos contato, após manifestação dos familiares, com a SMCAS, através da Secretaria Adjunta, Arlete Costa, e não obtivemos retorno.
Anteriormente questionada, a SMCAS informou que não existe nenhum caso positivo para Covid-19 em ILPI em Rio Grande. Mas após os questionamentos diante das manifestações dos familiares, não obtivemos retorno.
Instituição não é registrada no Conselho Municipal do Idoso
A instituição mencionada pelos familiares não é registrada no Conselho Municipal do Idoso. A confirmação é do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Everton Becker. “O referido lar de idosos, já foi convidado a se cadastrar no CMI, e devido ao covid não foi notificado ainda, porém todos os lares que abrem sem devidamente estar com a documentação em dia com o Conselho, serão notificados e denunciados a promotoria”.
*Matéria atualizada em 27/06/2020 às 17h para acréscimo de informações
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Pixabay