Famílias com estudantes na EMEF Dr. Rui Poester Peixoto vivem apreensão nesta terça-feira (28)
Na tarde desta terça-feira (28/03), os pais de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Rui Poester Peixoto, passaram por um dia de preocupação e angústia.
A situação começou quando as famílias tiveram conhecimento de um perfil no Instagram, que possuía ameaças a escola EMEF Dr. Rui Poester Peixoto e aos estudantes.
Alguns pais receberam mensagens do perfil e rapidamente, a informação se espalhou em grupos de rede social, provocando pânico.
A circunstância incomum levou os responsáveis a irem buscar as crianças antes do encerramento do dia de aula. E também, da escola entrar em contato com as famílias para que fossem buscá-los.
Diante dos fatos, a direção da escola entrou em contato com a polícia. A Brigada Militar acompanhou a saída de todos os alunos.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, do momento que os pais buscam seus filhos e a polícia está no local, é possível escutar uma criança dizendo: “Eu vou pedir para a minha mãe me trocar de escola”.
A coordenação do Sinterg foi até o local.
A Direção informou que a escola permanecerá fechada nesta quarta-feira (29), nos três turnos.
Investigações
A Polícia Civil vai realizar a investigação com base na quebra do sigilo do perfil na rede social. Não há no momento suspeitos. A partir das investigações, a polícia irá averiguar se trata de fake, se as ameaças são reais e irão tentar chegar ao responsável pelo perfil e pelas publicações. A Delegada Alexandra Sosa, explica: “Vamos descobrir o usuário por trás do perfil. Não há suspeitos, de acordo com as informações prestadas pela escola.”
Sinterg emitiu uma nota sobre o ocorrido
Na tarde de hoje (28/03/2023), pais e responsáveis de alunos da EMEF Dr. Rui Poester Peixoto foram até a escola para buscar seus filhos após receberem mensagens, possivelmente de um perfil falso, informando que um atentado ocorreria na escola.
De acordo com a Vice-diretora, a professora Maria Luiza, “houve um boato de que a escola iria sofrer um atentado, por um perfil fake. E imediatamente a escola chamou a Brigada Militar para vir nos dar um auxílio. Com o boato os pais acabaram se assustando, vindo buscar seus filhos, e foi um caos durante a tarde”, explica Maria Luiza.
A Polícia Militar permaneceu no local até que os estudantes fossem liberados. A coordenação do Sinterg foi para a escola assim que soube do ocorrido.
Representantes da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal também estiveram na EMEF Dr. Rui Poester Peixoto.
“A gente queria esclarecer que isso é fake, e que as pessoas têm que ter cuidado quando espalham esse tipo de notícia, porque se instala o caos na escola”, pontua a Vice-diretora. A Diretora da escola, a professora Elizabete Guimarães, foi com os policiais militares até a Polícia Civil registrar boletim de ocorrência. Até o momento nenhuma informação indica quem foi a pessoa que espalhou a informação e causou o tumulto na EMEF Dr. Rui Poester Peixoto. Na quarta-feira (29) a escola permanecerá fechada nos três turnos.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação/Redes Sociais
Me desculpe mas a escola dizer que não a suspeitos é absurdo , a escola não me avisou nada soube pelos vizinhos , meu filho estava em aula e ele é autista deveriam ter me avisado , mandei mensagem avisando a diretora e pedindo pra ela trocar meu filho de turma pois meu filho dia 13 por defender as colegas que estavam sofrendo buling , por um colega , esse colega disse que tinha uma arma em casa e que ia vir aqui na nossa casa atirar em toda família do meu filho di 14 eu mandei mensagem no whats da diretora e ela nem respondeu minha mensagem,lá na escola vive ocorrido farias coisas mas ninguém faz nada .