Fapergs divulga os ganhadores do Prêmio Pesquisador Gaúcho
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou, nesta segunda-feira (19/9), os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022. A seleção foi feita pelo comitê de assessores científicos da Fapergs e pelo comitê especial.
Com o tema “Ciência gera desenvolvimento” nesta edição, o prêmio reconhece o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Também incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.
Depois de dois anos sendo virtual, a premiação será realizada presencialmente no dia 10 de novembro, às 18h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
As indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha que, com a participação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empreendedores, realizaram a submissão dos concorrentes para 13 categorias de premiação.
Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação teve agraciados em nove áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Engenharias; Física e Astronomia; e Química.
O certame ainda contempla estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador, e o empreendedorismo e a inovação com as categorias Startup Inovadora e Pesquisador na Empresa.
No ano passado, foram incluídas duas categorias: Pesquisador no Setor Público, valorizando inovações aplicadas ao serviço público; e Profissional de Comunicação Científica, ao comunicador que tenha contribuído com a divulgação, comunicação e discussão da ciência junto à sociedade.
O evento também teve o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à quarta edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais. A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à Sict, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).
Selecionados nas áreas do conhecimento/Pesquisador Destaque
- Ciências Agrárias – Jorge Alberto Vieira Costa (Furg)
- Ciências Biológicas – Lavínia Schüler Faccini (UFRGS)
- Ciências da Computação e Informação – Jorge Luís Victória Barbosa (Unisinos)
- Engenharias – Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS)
- Física e Astronomia – Victor Paulo Barros Gonçalves (UFPel)
- Ciências Humanas e Sociais – Antônio Carlos Wolkmer (Unilasalle)
- Ciências da Saúde – Pedro Rodrigues Curi Hallal (UFPel)
- Química – Eder João Lenardão (UFPel)
Categorias que contemplam o nível de graduação e o meio empresarial
- Jovem Pesquisador – Matheus dos Santos Fernandez (UFPel)
- Startup Inovadora – Augem Engenharia/Fabrício Butierres Santana (Furg)
- Pesquisador na Empresa – Luciane Neves Canha (UFSM)
- Pesquisador no Setor Público – Marilia Patta Ramos (UFRGS)
- Profissional de Comunicação Científica – Juliana Bublitz (Grupo RBS)
Ascom Fapergs
Foto: Fapergs