Fepam emite licença para a construção de Usina Termelétrica de Rio Grande
A Fepam emitiu nesta segunda-feira (14/02) as licenças prévias e de instalação para a Usina Termoelétrica de Rio Grande. A informação foi anunciada pelo Prefeito Fábio Branco. Um investimento de cerca de R$ 6 bilhões para a cidade do Rio Grande “que está prestes a sair do papel”, disse Fábio em suas redes sociais.
Além disso, está prevista a construção de uma estação de recebimento, armazenagem e regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no município.
O prefeito falou sobre o impacto da obra na geração de empregos e economia.
“Além de gerar empregos e movimentar a economia local, quando entrar em funcionamento a UTE Rio Grande tornará o RS autossuficiente em gás natural. Isso amplia a nossa competitividade e permite a instalação de novas indústrias, que hoje estão impedidas de funcionar por falta de gás.”
Em vídeo, Branco falou sobre a licença prévia para o início da obra e agradeceu ao Grupo Cobra que é o investidor.
Em outubro de 2021 o Governador Eduardo Leite em comitiva junto com o superintendente da Portos RS Fernando Estima e outras autoridades, visitou a sede do grupo espanhol Cobra e conversou com empreendedores para a instalação da Usina. Este é um dos maiores investimentos da história do estado do Rio Grande do Sul.
Em 2009 foi iniciada a discussão para implantação e o Grupo Bolognese foi anunciado como responsável pelo empreendimento. No entanto, o projeto não avançou e o Grupo Cobra atuou na recuperação do projeto.
A usina termelétrica de Rio Grande foi arrematada em leilão pelo Grupo Bolognesi em 2014, o Grupo porém alegou dificuldades para obtenção de licenciamentos e em 2017 a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) cancelou a autorização para a construção da Usina em Rio Grande.
Em maio de 2021 a decisão da Aneel foi suspensa e foi possibilitada a retomada do projeto e diálogo com investidores.
Branco também citou:
“Convém lembrar que a obra da UTE Rio Grande chegou a estar perdida. Por esforço da Prefeitura do Rio Grande e do Governo do Rio Grande do Sul, conseguimos retomar esse investimento que é fundamental no processo de retomada da nossa economia.”
Nas redes sociais o prefeito agradeceu aos envolvidos para a volta da possibilidade da Usina para a cidade:
“Agradeço a fundamental ajuda do governador Eduardo Leite, dos secretários de Estado, do superintendente dos portos, Fernando Estima, da presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, e de todos os técnicos que atuaram nesse processo.”
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Pixabay
Até que enfim o RS começa a sair da inércia. Que venham mais!!!
Sou profissional de geração e trabalho fora do estado.