Feriado é marcado por ações mais intensas de fiscalização em espaços públicos e estabelecimentos comerciais
Operações foram ampliadas para tentar reduzir a circulação do vírus e a contaminação por Covid-19 na cidade
Com a adoção do Plano de Ações que estabelece medidas temporárias de circulação de pessoas e restrições para o funcionamento de estabelecimentos comerciais em razão da pandemia, desde ontem, dia 3, as equipes de fiscalização da Prefeitura do Rio Grande e forças de segurança intensificaram as operações de fiscalização em espaços públicos e privados no Município.
A quinta-feira, feriado Corpus Christi, foi marcada por uma intensa movimentação de fiscais, guardas e agentes que estiveram mobilizados na tentativa de garantir o respeito às medidas para contenção da circulação do Coronavírus. As operações seguem intensificadas até o dia 13 de junho, conforme o Decreto Municipal nº 18.185/2021.
A atuação do efetivo no feriado foi mais pontual em espaços públicos como Henrique Pancada, Rincão da Cebola e na Praia do Cassino. As equipes trabalharam por meio de patrulhamento e da permanência nos locais para coibir ocorrências de aglomeração. O trabalho aconteceu desta forma, tendo em vista o inciso II do Art 2º do Decreto, que proíbe a permanência ou a aglomeração em espaços públicos:
“Ficam proibidas, em qualquer horário, a permanência ou aglomeração de pessoas em espaços públicos costumeiramente destinados como ponto de encontro e que sejam estimulantes de grupamentos, tais como praças, parques, campos de futebol, orla costeira marítima e de águas internas, dentre outros locais similares que a Administração vier a julgar pertinentes.“
Sobre esse aspecto, o Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, pede a consciência da população para que respeitem as medidas, e destaca que durante o período de restrições também não é permitida a prática de esportes coletivos mesmo em ambientes abertos. “Queremos reforçar e lembrar que também é proibido que as pessoas fiquem em pistas de skate ou façam partidas de vôlei ou futebol, por exemplo. Todas as formas de aglomeração e permanência em espaços públicos e privados estão proibidas independente de horário, mesmo as práticas de esporte.”, enfatizou o gestor da SMMAS.
Conforme dados divulgados nesta tarde, além da atuação nos espaços públicos, só na data de ontem foram vistoriados 38 estabelecimentos comerciais. Destes, 22 receberam orientações, dez estavam em condições regulares e seis foram notificados. Também, foram verificadas seis denúncias por aglomeração e feitas 17 ações de orientação sobre o decreto via atendimento telefônico. A Vigilância Sanitária ainda esteve visitando agências bancárias para vistoriar o funcionamento a a formação de filas.
O trabalho integrado é desenvolvido por fiscais de posturas, fiscais da vigilância sanitária, fiscais do Procon, guardas municipais, agentes de trânsito, policiais militares e policiais civis.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação PMRG