Festimar valoriza produtores locais com Feira da Agricultura Familiar
Prestigiada desde a primeira edição, neste ano a Feira da Agricultura Familiar ganhou destaque ao se juntar à Feira do Artesanato no centro da cidade. Contando com a presença de agroindústrias da região que, além de apresentarem seus produtos ao público, fortalecem a economia local e promovem o desenvolvimento sustentável no campo.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a EMATER e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMPA), que garantiram um espaço gratuito para esses produtores dentro do Mercado Público de Rio Grande.
Segundo Marilice Benaventana, assistente administrativa da EMATER, o espaço da feira foi idealizado para reunir agroindústrias assistidas pela entidade e proporcionar a elas a oportunidade de comercializar seus produtos durante o evento. Atualmente, estão representadas no festival quatro agroindústrias: Naturale, O Leite, Alto da Cruz e Bem Me Quer. “A EMATER oferece assistência técnica constante, desde as propriedades rurais até a fase de comercialização. Esse trabalho vai muito além dos eventos, é um acompanhamento permanente para o fortalecimento da agricultura familiar”, afirma Marilice.
Ana Ferreira, assessora de governo da SMPA, explica que o Mercado Público, sob gestão da secretaria, cedeu espaço gratuitamente aos expositores. “A prefeitura é apoiadora dessa atividade dentro do Festimar e não há nenhum custo para os produtores. A ideia é promover a inclusão produtiva e dar visibilidade ao trabalho dos agricultores locais”, reforça Ana.
Para o secretário Nilson Pinheiro, durante o Festimar o Mercado Municipal se transforma em um verdadeiro ponto de encontro da diversidade e da riqueza produtiva da nossa cidade para valorizar quem produz e quem empreende valorizar quem produz e quem empreende. “Esse trabalho reforça compromisso com os agricultores familiares, oferecendo a eles uma vitrine privilegiada para expor seus produtos, além de garantir aos visitantes alimentos frescos, saudáveis e de qualidade. A diversidade de produtos disponíveis no Mercado durante a Festimar reflete o cuidado da gestão municipal em promover o desenvolvimento local, incentivando o comércio, os pequenos empreendedores e os produtores da nossa terra”, comenta.
Sul Leite
Representando a Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul LTDA – Sul Leite, a expositora Raquel trouxe ao Festimar os tradicionais doces de leite e alfajores produzidos em Santa Vitória do Palmar. Fundada em 1997, a cooperativa já tem trajetória consolidada no setor e conquistou, em 2022, o primeiro lugar na ExpoInter com seu doce de leite. É a primeira vez que a Sul Leite participa do Festimar e Raquel destaca que, além das vendas, a expectativa é fortalecer o nome da marca na cidade.
Naturale
Com uma agroindústria de vegetais processados localizada na comunidade da Quitéria, em Rio Grande, Patrícia lidera a produção de antepastos e risotos comercializados na banca Naturale. Toda a cadeia produtiva, do cultivo ao processamento, é feita pela própria família, que atua há cinco anos no setor. Em sua primeira participação no Festimar, Patrícia elogia o evento e ressalta a importância da parceria com a EMATER, que oferece suporte técnico integral. Ela avalia a experiência até agora como bastante positiva.
Bem Me Quer
A banca Bem Me Quer, comandada por Andréia Manque Vieira, apresenta uma variedade de produtos coloniais: queijos, iogurtes, manteiga, doce de leite e ambrosia. Toda a matéria-prima é produzida no minilaticínio localizado em Morro Redondo, com foco em qualidade e melhoramento genético, por meio de inseminação artificial e cuidados na alimentação do rebanho.
Andréia participa pela primeira vez do Festimar e valoriza o novo espaço mais centralizado da feira: “Antes era tudo mais afastado, agora o público encontra os produtores com mais facilidade. Isso é muito positivo para todos”.
Destilaria Alto da Cruz
Diretamente de Canguçu, a Destilaria Alto da Cruz é representada por Matheus Ribeiro Camargo, que, ao lado da esposa, comanda a produção de cachaças e licores. Atualmente, a empresa conta com 6 rótulos de cachaça e 21 de licor, produzidos com matéria-prima cultivada na própria propriedade.
Em 2023, a destilaria conquistou o 2º lugar na categoria cachaça prata na ExpoInter, e Matheus afirma que o grande diferencial do negócio é a qualidade desde a origem: “Acreditamos que o produto final nunca será melhor do que a matéria-prima inicial.”
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande com informações da ASCOM Festimar
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp