Festivais de Escultura em Areia e Pipas e Pandorgas estão com as inscrições abertas
Inseridos na programação do Verão Cultural 2019, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o Festival de Esculturas em Areia, assim como o Festival de Pipas e Pandorgas, está com inscrições abertas . Ambos os festivais irão acontecer no 26 de janeiro, na Praia do Cassino, tendo início marcado para as 15h.
O Festival de Esculturas em Areia está em sua 4ª edição, e o de Pipas e Pandorgas vai para a 3ª. Segundo o secretário Ricardo Freitas, uma das novidades deste ano para os festivais é justamente a promoção simultânea dos mesmos, com a proposta de levar público para o local e de visitantes até a praia, proporcionando a esse público dois eventos artísticos e culturais, o que também otimiza a logística de organização do evento.
Pipas e Pandorgas
Com ponto de início próximo à estátua da Iemanjá, este Festival objetiva o intercâmbio social, a prática do lazer entre a comunidade rio-grandina, os veranistas e entre os amantes de Pipas e Pandorgas. Além disso, envolve cinco categorias: a pipa mais criativa; com melhor recorte (aquela que for melhor elaborada); a maior pipa (medida em metros quadrados); habilidade eólica (de acordo com as melhores manobras); a que atingir maior altura; e a menor pipa (medida em metros quadrados).
As inscrições podem ser realizadas no dia da competição, à partir das 14h, mediante apresentação do documento presente no Anexo 1 do edital. Na competição, o participante terá o prazo de 30 minutos para empinar sua pipa, devendo permanecer no céu por no mínimo 5 minutos, para ter condições de ser avaliada pela comissão julgadora do evento. Não poderá utilizar materiais cortantes ou semelhantes na composição da mesma, podendo ser desclassificado.
Esculturas em areia
O Festival de Esculturas em Areia, através da promoção de um concurso de esculturas concebidas na areia da praia, tem o intuito de incentivar e reconhecer a produção das Artes Visuais em diferentes meios e materiais, indo ao encontro com a proposta do programa de governo Rio Grande ComVida, que busca promover uma cidade mais humana, inteligente e sustentável.
As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria da Cultura (Secult), na Rua General Vitorino nº 666, no horário das 8h até às 14h, ou através do e-mail festivaldeesculturaemareia@gmail.com, com o envio da ficha de inscrição na mensagem. Qualquer pessoa pode inscrever-se, de forma individual ou coletiva (máximo de 4 componentes). Neste caso, apenas um dos componentes assinará a ficha. As inscrições estão abertas até o dia do evento.
O tema é livre e os candidatos podem executar suas obras no horário das 15h às 17h, tendo premiação em troféu do 1º ao 5º lugar e medalha de participação aos demais participantes. Os critérios de julgamento serão criatividade, estética, acabamento e nível de dificuldade na execução. Os regulamentos estão disponíveis em anexo no final da matéria.
Assessoria de Comunicação / PMRG
Foto: Divulgação SeCult