Focos de Aedes aegypti foram encontrados nas regiões do Aeroporto, Rodoviária e cidade nova
Durante a última semana e o dia de hoje (12), os agentes de combate às endemias da superintendência de Vigilância em Saúde, que integra a Secretaria de Município da Saúde (SMS), realizaram o serviço de vigilância em alguns bairros do município. Ao todo, durante as visitas, foram identificados três focos do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, o Aedes Aegypti, na região do Aeroporto, no entorno da rodoviária e no Bairro Cidade Nova.
A superintendência afirma que todas as amostras foram colhidas à partir das armadilhas colocadas em pontos estratégicos, pelos agentes de combate, que estarão atuando também nos finais de semana, a fim de realizarem vistoria nas residências. Por isso, as equipes de Vigilância pedem a colaboração da população rio-grandina para que facilitem a visita dos agentes, assim como busquem reforçar as medidas de prevenção em suas residências.
No caso de dúvidas, a Vigilância Ambiental em Saúde estará à disposição para esclarecimentos, pelo telefone: (053) 3233.7289.
Sobre o mosquito
O Aedes Aegypti se trata de um mosquito doméstico. Vive dentro das casas e tem hábitos diurnos, alimentando-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Sua reprodução acontece em água limpa e parada, à partir dos ovos depositados pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.
Medidas de prevenção
Para combater a reprodução do mosquito e a proliferação das doenças, é necessário tomar algumas medidas de prevenção dentro das casas, por exemplo:
- Tampe os tonéis e caixa d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
Confira a nota na íntegra em anexo
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG