Forças de segurança realizam nova operação no Canalete; veja o Boletim de Fiscalização Semanal
Nos últimos finais de semana, as forças de segurança do Município têm atuado em conjunto em operações de fiscalização a respeito das medidas de prevenção à Covid-19, assim como sobre a perturbação do sossego em certos pontos da cidade. No Canalete da Major Carlos Pinto, por exemplo, onde eram frequentes as aglomerações com festas e músicas em alto volume durante toda a madrugada, o problema parece ter sido contido.
Após inúmeras reclamações dos moradores da região, as atividades no local tiveram o objetivo coibir novas perturbações, o que aparenta ter sido alcançado. Conforme o Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, as ações tiveram resultado positivo e não foram recebidos relatos de aglomerações e/ou perturbação do sossego na região.
Para isso, assim como no fim de semana anterior, foi utilizado o ônibus da Guarda Municipal, equipado com acesso às câmeras de vigilância, e que também serviu para reuniões e alimentação dos agentes envolvidos. A partir das 23h, em ambas as noites, foi feita ampliação do efetivo policial, que permaneceu no local até o início da manhã do dia seguinte.
Além do Canalete, a operação, realizada de forma conjunta entre Guarda Municipal, Brigada Militar e Fiscais do Município, foi estendida até outros usuais pontos de encontro, como Rincão da Cebola e Rua Riachuelo. Ao todo, foram realizadas cerca de 90 abordagens à veículos entre a noite de sexta-feira e a manhã de domingo, com 11 autuações e uma remoção.
Boletim de fiscalização semanal Covid-19
Em ação paralela, ao longo do final da semana também foram realizadas operações de fiscalização quanto aos protocolos definidos para a prevenção à Covid-19 no Município. Os dados referentes a semana de 23 a 29 de agosto mostram que a atuação da Prefeitura e das forças de segurança da cidade resultou em 91 ações de fiscalização. Destas, 43 foram queixas recebidas pelo disque-denúncia. Em 15 situações foram necessárias ações de orientação. Um estabelecimento comercial foi autuado e um outro foi notificado. 31 verificações foram consideradas como regulares.
As ações de fiscalização relacionadas à pandemia são desenvolvidas por uma Força-tarefa composta por fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de Obras e Posturas, fiscais do Procon, agentes de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. No total, 33 viaturas e 70 servidores estiveram envolvidos nas atividades da última semana.
O disque-denúncia permanece sob responsabilidade da Fiscalização de Obras e Posturas da SMMAS, através do telefone (53) 3233-8463. Nos sábados, domingos e feriados o atendimento é das 7h30min às 19h30min.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação