NotíciasRio Grande

Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul e show nacional do DJ KL Jay movimentaram a terça-feira (15) do Festimar

O Festival do Mar – Festimar movimentou a cultura e o desenvolvimento nesta terça-feira, 15/4. Ao longo do dia, o evento sediou a III edição do Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul e o Seminário de Economia do Mar, reunindo palestrantes do Rio Grande do Sul, Florianópolis, Rio de Janeiro e do País Basco (região entre Espanha e França).

Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul e Seminário Nacional da Economia do Mar

O III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul e o 1º Seminário Nacional da Economia do Mar, organizados pela Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (ABEEMAR), seguiram realizando debates durante a programação do Festimar nesta terça-feira, 15/4. O evento reúne diversos especialistas para o debate sobre o desenvolvimento regional e sustentável.

No segundo dia do Fórum, os painelistas apresentaram temas sobre a retomada da indústria naval, energia offshore e a exploração de petróleo na Bacia de Pelotas.

A programação iniciou às 9h com o painel “A importância da construção naval no encadeamento produtivo regional: potencialidades do Rio Grande e região”, com mediação do deputado federal Alexandre Lindenmeyer. Na ocasião, Jones Soares, Toneto e João Azeredo participaram como debatedores.

Ainda na parte da manhã, o Fórum recebeu o painel “Dinamização de clusters da economia azul: experiências nacionais e internacionais”, com a participação do mediador Arthur Baptista. O painel apresentou cases do País Basco com a participação do diretor operacional da Ecovix Construções Oceânicas, Inaki Knorr.

Segundo o especialista, o evento foi uma troca de experiências. “Com a minha fala, eu trouxe questões em que o País Basco foi pioneiro com o desenvolvimento de clusters. E eu espero que seja um case que possa inspirar as regiões ou setores brasileiros que estejam tendo ideias parecidas de criar ecossistemas de clusters semelhantes”, afirmou.

No período da tarde, os painéis “Eólica Offshore: oportunidades e desafios” e “Bacia de Pelotas” abordaram as potencialidades da região sul do Estado para a implementação da energia renovável e a exploração de petróleo. Os painéis foram mediados pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima.

Para o painelista, o evento é essencial para a agenda do município, pois Rio Grande conta com uma estrutura pronta para atender aos investimentos na região. “O Porto está pronto. Nós já fizemos muito mais. Nós temos 22 terminais especializados. Não será difícil atender essa cadeia produtiva. Nós estamos realmente torcendo para que isso se concretize, para que a gente possa auxiliar esse processo de uma maneira mais veloz. E é nesse sentido que estamos aqui, dizendo que o Porto do Rio Grande está pronto para atendê-los”, afirmou.

O evento encerrou com a palestra “Economia do Mar do setor náutico como impulsionadora da economia local”, ministrada pelo presidente da Associação Náutica Brasileira, Leandro Ferrari.

Segundo Leandro Ferrari, Rio Grande possui potencial para tornar-se referência na indústria naval e na economia do mar. Ao longo de sua fala, ele apresentou cases do Porto de Itajaí e das ações implementadas no Estado de Santa Catarina.

Mostra Teatral

Na tarde desta terça-feira, o Palco Porto Histórico do Festimar recebeu mais de 200 crianças, com idade entre 5 e 10 anos, das escolas EMEF Mate Amargo, EMEF Barão do Rio Branco, EMEF Olavo Bilac e EMEF Manoel Martins Mano, que vieram ao Festival para assistir ao espetáculo “Um Estranho no Ninho”, performado pela Cia. InAção.

A peça conta a história de um sabiá que tem medo de tudo e assiste à vida por uma fresta de seu ninho, até que um pardal invade seu espaço e acaba ajudando o sabiá a viver uma vida de verdade — uma analogia entre a fresta do ninho e o mundo exagerado e compulsivo dos celulares, que as pessoas tendem a usar como única maneira de ver o mundo.

Animados, os pequenos assistiram à apresentação com entusiasmo. Marie, de 8 anos, aluna da escola Manoel Martins Mano, contou que gostou muito da apresentação, principalmente das partes musicadas. Já Heitor, também de 8 anos, aluno da escola Barão do Rio Branco, contou que gostou muito da peça porque “eles conseguiram derrotar e depois salvar a gata”.

Pôr do Som e Hip Hop Festival

Na noite de terça, o Porto Histórico foi tomado pela energia do hip-hop, com uma edição especial do Pôr do Som em parceria com o Hip Hop Festival. O grande destaque da noite foi o show do lendário DJ KL Jay, integrante dos Racionais MC’s, um dos grupos mais influentes do país.

Com uma carreira de mais de 35 anos, DJ KL Jay é referência no cenário musical brasileiro. Fundador dos Racionais MC’s ao lado de Mano Brown, Ice Blue e Edi Rock no fim dos anos 1980, ele marcou presença em um evento que atravessa gerações e inspira juventudes em todo o país.

O evento reuniu música, dança e arte urbana, com grafite ao vivo de Jaya, Cassiano Mendes e Gui Gerundo, além de performances de dança e breaking do grupo Nascidos de um Boombox. A noite celebrou os quatro elementos da cultura hip-hop: rap, DJ, breakdance e grafite.

Confira a programação de quarta-feira, 16/4

Na quarta-feira, 16, o Festimar irá receber o último encontro do III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul. A programação começa às 9h, com o painel sobre Planejamento Espacial Marinho, mediado por Henrique Ilha (Portos RS). Participam Alte. Fonseca Jr (Marinha do Brasil), Clarissa Araújo (WSP Brasil) e Ella Soares Pereira (SiMCosta). Às 10h30, acontece o intervalo.

O segundo painel inicia às 10h45, com o tema “Projetos de Hidrogênio para o RS”. A mediação é de Cristiano Klinger (Portos RS), com os debatedores Guilherme Pegas (Yara Brasil Fertilizantes), Paulo Zuch (ENGEVIAS), Antonio Lacerda (CMPC) e Lucila (Invest RS). Após o almoço, às 14h, tem início o terceiro painel do dia, sobre descarbonização no contexto da economia azul, novamente sob mediação de Henrique Ilha. Participam Kayo Soares (ARVUT), Mariana Niquel (Souto Correa Advogados) e Marcelo Dutra (IO/FURG).

No período da tarde, às 15h45, o público acompanha a palestra “Atualizações: Refinaria Riograndense – Fase 2 Projeto Biorefinaria”, com Felipe Jorge (diretor superintendente da Refinaria Riograndense). O painel de encerramento, às 16h45, traz o tema “Grande Pacto da Inovação e a Economia Azul no Rio Grande (Hub Port e VTS)”, com mediação de Cristiano Klinger (Portos RS) e participação de Mariana Pescatori (Ministério de Portos e Aeroportos), Giovanni Phonlor (Tecon RG/Wilson Sons) e Guido Cajaty Gonçalves (Praticagem da Barra do Rio Grande). O encerramento oficial do evento está marcado para as 18h20.

No período da noite, o ritmo do pagode irá invadir o Palco Porto Histórico com diversas atrações. Às 18h, o grupo Pra Climatizar sobe ao palco abrindo os shows da noite. Logo em seguida, o público irá receber Pagode na Real, Pagode do Bolinha e EuSeiQueTuDança.

Ascom Festimar

Foto: Divulgação/Festimar

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.