Fototeca Municipal Ricardo Giovannini promove no dia 4 o 6° Encontro com o Museu
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura (SeCult) e da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, irá promover no dia 4 de outubro o 6º Encontro com o Museu, às 15h, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos no prédio da Prefeitura. O curso de extensão irá abordar o tema “Uma experiência no museu: possibilidades para uma aprendizagem sensível”, com a palestrante Julia Silveira Matos.
O Encontro com o Museu proporciona gratuitamente aos participantes reuniões mensais realizadas durante a primeira semana entre os meses de maio e dezembro de 2018. Nas edições do curso de extensão são promovidas palestras temáticas ministradas por convidados com pesquisas reconhecidas na área da Ciência da Informação. Para cada encontro são oferecidas 15 vagas e os participantes recebem certificados de participação.
Além dos encontros presenciais, o Curso de Extensão promove também um fórum virtual de debates entre os seus participantes, sendo mais um espaço para a discussão das questões que são abordadas pelos palestrantes do Encontro com o Museu.
Para acompanhar a programação do Curso, acesse: https://fototecarg.wixsite.com/encontrocomomuseu ou pelo e-mail: fototeca.rg@gmail.com.
Sobre a palestrante Julia Silveira Matos
Professora de História da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, coordenadora do Laboratório Independente de pesquisa em Ensino de Ciências Humanas – LABEC, formada em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), possui especialização em Teologia com habilitação para Ensino Religioso, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008).
Desenvolveu pesquisa sobre a obra do historiador Lucien Febvre. Para o mestrado dedicou-se a análise da obra do historiador Sérgio Buarque de Holanda e produziu o trabalho intitulado Sérgio Buarque de Holanda: Raízes do Brasil, diálogos com a política e a história do Brasil, dissertação defendida em 2005. Em sua tese para doutoramento analisou, de forma comparativa, o ideário nacionalista nos escritos jornalísticos de Sérgio Buarque de Holanda e Assis Chateaubriand e defendeu tese em 2008. Atualmente ministra as disciplinas de Introdução aos Estudos Históricos e Brasil Contemporâneo no curso de Arquivologia e Estágio Supervisionado no curso de História Licenciatura e pesquisa o papel das tendências historiográficas na construção dos saberes históricos nos livros didáticos.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação