Frente Estadual em Defesa da Santa Casa aprova propostas para tentar salvar hospital
Mais de dez propostas foram aprovadas na segunda reunião da Frente Estadual em Defesa da Santa Casa do Rio Grande, realizada na sede da Prefeitura, nesta segunda-feira (27). Do encontro participaram integrantes do Executivo Municipal, da Santa Casa, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). O vice-prefeito Sérgio Webber representou o prefeito Fábio Branco, que está em Brasília.
Entre as propostas aprovadas está o pedido por emendas da bancada gaúcha e, individuais dos deputados e senadores apresentando um plano concreto das necessidades e potencialidades para o reerguimento da Santa Casa. A Frente Estadual deve estar em Brasília, no dia 2, para se reunir com representantes do Ministério da Saúde e da bancada gaúcha.
Foi proposto, ainda, negociar com o governo federal o credenciamento dos leitos de retaguarda e identificar meios de aumentar a receita do hospital. Uma das alternativas é explorar a oferta do governo gaúcho de abrir novos atendimentos na Santa Casa.
A Frente ainda quer uma audiência com a direção do Instituto de Previdência do Estado (IPE Saúde), a fim de discutir o pagamento da dívida de R$ 4 milhões, que o Instituto tem com o hospital.
Outra proposta é a apresentação de um plano de mídia e mobilização para sensibilizar a mídia local para os objetivos e causas da Frente em Defesa da Santa Casa de Rio Grande. A ideia é que essa sensibilização surta efeito e chegue até ao governo estadual e à Presidência da República.
Avaliação
A secretária de Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco elogia a mobilização e diz que o mais importante neste momento é união de esforços com forças da sociedade e das representações legais.
“A instituição é um complexo hospitalar para toda a zona sul, com atenção para mais de 1,5 milhão de pessoas. Em alguns casos, a Santa Casa é uma referência em atendimento”, diz Zelionara.
O vice-prefeito, Sérgio Webber afirma que o Executivo está empenhado na recuperação da Santa Casa, mas que essa não é uma tarefa a ser solucionada em curto prazo.
Pelo Simers participaram o presidente Marcos Rovinski e Fernando Uberti (diretor geral e coordenador da Frente Estadual). O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande (Simerg), Marco Antônio de Freitas, prestigiou a reunião.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação