Fuga da guerra: rio-grandino e mais três brasileiros chegam à Ternopil
O rio-grandino, Matheus Ramires, o mineiro, David Abu-Gharbil e o catarinense, Jonathan Bruno Santiago, conhecido como Moreno e Rony de Moura, estão em Ternopil, no Oeste da Ucrânia. Eles conseguiram chegar na cidade nesta terça (01/03) após ajuda da embaixada brasileira que disponibilizou três carros para a fuga dos brasileiros que estavam na cidade de Kiev. O objetivo deles é chegar até a cidade de Lviv (distante cerca de 540 km de Kiev), que fica perto da fronteira com a Polônia e adentrar no país.
Em suas redes sociais eles contam sobre as tentativas de fuga. Os brasileiros percorreram nesta terça-feira (01/03), 15 horas de viagem. David dirigiu durante todo o percurso. Segundo os amigos, eles passaram por muitas barricadas, trânsito intenso, fiscalização de documentos, e precisaram buscar rotas alternativas, mais longas e seguras, evitando as cidades que estão sob domínio russo.
Moreno relata que a embaixada brasileira disse que irá disponibilizar escolta armada para que eles se desloquem até Lvive. A cidade de Ternopil fica há duas horas de Lviv. O jogador explica que o planejamento é amanhã pela manhã irem até a cidade de Lvive e chegando lá, a embaixada brasileira ajudá-los a ultrapassar para a Polônia. “Não sabemos se vai dar certo, mas esse é o plano”, explicou.
Moreno prossegue confiante e pede orações:
“Que amanhã dê certo para a gente sair daqui. Orem pela gente. Eu acredito que vai dar tudo certo. Em nome de Jesus amanhã a gente já vai estar fora da Ucrânia. Depois de um dia muito cansativo hora de descansar. Feliz pelo dia de hoje, estamos cada vez mais próximo de voltar para casa. Que seja uma noite calma e sem sirenes. E que amanhã seja um dia abençoado, boa noite a todos”.
O acionamento das sirenes ocorre em caso de iminência de bombardeio das tropas russas que se aproximam. A orientação é que caso toque a sirene todos se abriguem nos bunkers.
Abandonados por outros brasileiros
O rio-grandino Matheus Ramires, atleta do Skyup de Kiev, está há apenas três semanas na Ucrânia, o jogador tem tentado junto com os outros três brasileiros sair do país em guerra. Jonathan Bruno Santiago, conhecido como Moreno, mora no leste europeu há 10 anos e é atual jogador do Skyup. O brasileiro David Abu-Gharbil é engenheiro, natural de Coqueiral, Minas Gerais, e também tenta sair do país junto com os amigos.
Os três estavam desde sexta (25/02) em um hotel no centro da capital ucraniana onde havia cerca de 40 pessoas, entre eles os brasileiros jogadores do clube de futebol Shakhtar Donetsk e suas famílias a espera do plano de fuga.
No entanto, segundo dizem, no sábado (26/02), enquanto Matheus tomava banho e David e Moreno estavam no quarto, os demais integrantes do Shakhtar Donetsk deixaram o local para pegar um trem em direção a Romênia.
Eles disseram que não foram avisados pelos outros da partida do trem e que quando desceram para o bunker, os demais brasileiros simplesmente haviam ido embora.
No domingo e na segunda-feira, Matheus, David e Jonathan tiveram tentativas frustradas para se deslocar de trem. A esperança agora dos amigos é conseguir ajuda da embaixada para chegar até a Polônia nesta quarta-feira (02/03).
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação/Redes Sociais