Funcionárias do HU-Furg recebem homenagem
Tânia Fonseca e Rossana Basso, chefes das unidades de saúde da mulher e de doenças infecciosas e parasitárias recebem o título de cidadãs Rio-Grandinas
Esta quarta-feira (13/12) será marcada por mais uma cerimônia de entrega do Título de Cidadão Rio-grandino e da Medalha do Mérito Comunitário. O título é entregue para pessoas naturais de outra cidade, que se destacaram na cidade do Rio Grande. A cerimônia será às 19h30 no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (CIDEC–Sul), campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
Dentre as 25 pessoas escolhidas pelos vereadores de Rio Grande (RS) estão: Tânia maria Moraes Vieira da Fonseca, Chefe da Unidade de Saúde da Mulher e Rossana Patrícia Basso, Chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal de Rio Grande (HU-Furg) vinculado à Rede Ebserh.
Tânia conta que se sente reconhecida “Adoro a ‘minha’ cidade, que escolhi como residência, os laços de amizade e trabalho que construí em Rio Grande. Sou muito grata a instituição HU-FURG/Ebserh que me acolheu e que através dela, eu pude desempenhar minhas atividades na assistência, que me levaram ao reconhecimento do meu trabalho. Trabalho, que, sozinha, sem o apoio da instituição e dos profissionais parceiros das diversas equipes, jamais teria conseguido desenvolver”.
Rossana relevou que o sentimento é de emoção: “Emocionada quando soube que receberia o título de cidadã rio-grandina. Quando cheguei há 30 anos, não tinha ideia da dimensão que Rio Grande seria na minha vida. Além da minha formação na Furg, tenho a oportunidade de exercer a medicina na Infectologia do HU e atuar na docência da Faculdade de medicina. O HU foi decisivo para a minha permanência em Rio Grande. Aqui construí uma família, me casei, tenho dois filhos e inúmeros amigos. E agora serei uma papareia!”.
Tânia Maria Morais Vieira Da Fonseca
Professora e médica, ingressou na FURG no curso de Ciência Licenciatura aos 18 anos e aos 21, ingressou no Curso de Medicina pela mesma instituição. Em 1994, iniciou residência médica no Hospital Conceição em Porto Alegre, retornando à cidade do Rio Grande em 1997 para assumir concurso público na Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande. Em 1998 iniciou prestou concurso para Técnico Administrativo em Educação no Hospital Universitário DR. Miguel Riet Correa Jr. onde exerceu vários cargos administrativos como Chefia da Residência em Ginecologia e Obstetrícia e atualmente Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia atualmente denominado Unidade da Saúde da Mulher.
Mestre e doutora, concluiu mestrado em 2006 no Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde da FURG e Doutorado em 2014 no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciência, Química da Vida e Saúde.
Entre as conquistas no serviço público, destaca-se a implementação do Ambulatório de Gestação de Alto Risco no HU-Furg-Ebserh, o protocolo de Inserção de Diu Pós placentário onde Rio Grande foi pioneiro no sul do Brasil, o Serviço Acolher que presta atendimento integral e multidisciplinar a mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual e interrupção da gestação em casos previstos em lei, o Serviço CRAI-Rio Grande- Centro de Atenção Integral Infanto-Juvenil que presta atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual de Rio Grande e micro região e em fase de implantação o Serviço Transexualizador que ofertará cirurgias de redesignação sexual a população transexual.
Rossana Patrícia Basso
Formou-se na Universidade Federal do Rio Grande em 1998, completando sua residência médica na mesma instituição. Entre 2000 e 2006, enquanto servia na Marinha do Brasil, obteve seu Mestrado em Ciências da Saúde na Universidade Católica de Pelotas, com uma dissertação voltada para saúde pública.
Sua trajetória acadêmica a levou a lecionar no Curso de Medicina na FURG. Neste percurso encantou-se pela infectologia e pelos cuidados com as pessoas que vivem com HIV, sendo convidada a integrar o serviço de Infectologia do Hospital Universitário.
Sua tese de Doutorado sobre Histoplasmose Disseminada foi publicada em uma das mais conceituadas revistas de infectologia do mundo, tornando o Hospital Universitário o primeiro hospital público do Brasil a incorporar os exames para diagnóstico precoce da histoplasmose.
Rossana dedica-se exclusivamente ao SUS, focando em ajudar as populações mais vulneráveis, desempenhando papel crucial na coordenação do Serviço de Assistência Especializada em Infectologia. Sua determinação visa retirar Rio Grande do topo das cidades com maior incidência de HIV, deixando um impacto que transcende os limites locais.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp