FURG assina convênio com empresas para instalação no Oceantec
A FURG deu mais um importante passo para a consolidação do Oceantec – Parque Científico e Tecnológico. A universidade assinou convênio com quatro empresas locais – Vetorial Internet, Eduardo Garcia da Silva, Inove Energias e Campelo Tavares e Cia. Ltda – que permitirá a sua instalação no prédio-sede, já em funcionamento no Campus Carreiros.
“Temos o papel da formação acadêmica, do desenvolvimento da pesquisa e extensão e também dessa ação compartilhada através do desenvolvimento tecnológico e da sua aplicação na inovação”, afirmou a reitora Cleuza Maria Sobral Dias. “É um momento ímpar, porque esse é um dos objetivos pelos quais a universidade foi criada, que é a sua interação com o comércio e a indústria“, completou.
“Trata-se de um dia muito especial, porque são as primeiras empresas a chegar ao parque tecnológico. Além de sua estrutura física, o Oceantec é feito de pessoas, e agora vamos nos dedicar a preencher nosso espaço de coworking”, disse o gestor do parque, Artur Gibbon. Ele ressaltou a adoção do modelo hélice-tríplice, em que governo, academia e mercado somam forças para um objetivo comum. “O governo cuida do meio ambiente, a universidade fornece o desenvolvimento tecnológico e o setor produtivo busca esse desenvolvimento, transformando-o em inovação”, justificou.
Há um espaço vago que deverá ser ocupado por uma nova empresa através de edital.
O segundo prédio irá abrigar o laboratório Tecnaval, com equipamentos para as áreas de automação e soldagem, e será construído no segundo semestre. Haverá ainda a instalação de equipamentos, um complexo de laboratórios e auditório para 75 pessoas, além de permitir também a chegada de outras empresas.
O diretor da Vetorial Internet, Mauro Meirelles, explica que a empresa vem desenvolvendo há cerca de um ano um projeto de inovação dentro da empresa, visando à futura instalação no parque. “Temos uma equipe de jovens formados em Engenharia da Computação pela FURG, a maior parte deles inseridos nos programas de pós-graduação, que só estão aguardando a transferência para o Oceantec”. A Devopers é uma startup de desenvolvimento de soluções para hospedagem em nuvem e, com o convênio, passará a ser desenvolvida dentro do ambiente universitário. “Tanto o investimento quanto os recursos humanos precisam de um espaço adequado e recursos alocados, por isso temos esse projeto linkado diretamente à universidade”, completou o empresário.
O vice-reitor Danilo Giroldo, em missão no Líbano representando a FURG, foi lembrado durante o ato por estar sempre à frente dos trabalhos junto à comissão. Também participaram da reunião os pró-reitores Mozart Tavares Filho (Planejamento e Administração), Marcos Amarante (Infraestrutura) e Eduardo Secchi (Pesquisa e Pós-graduação).
Inovação tecnológica e setor produtivo
Com sede no Campus Carreiros, o Oceantec foi inaugurado em novembro de 2017 com o propósito de promover atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em interação com o setor produtivo. Sua implantação representa a concretização de um longo trabalho coletivo iniciado ainda na gestão do ex-reitor João Carlos Cousin e liderado pelo então vice-reitor, Ernesto Casares Pinto.
O parque funcionará com o uso compartilhado das acomodações físicas apropriadas, de suporte técnico e dos serviços de apoio destinados aos empreendimentos de desenvolvimento de tecnologia e inovação. O projeto é construído com recursos do Ministério da Educação, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Finep.
Nesta fase inicial, o prédio-sede abriga a Associação Arranjo Produtivo Local Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno (APL); o laboratório Tecnaval, com equipamentos para as áreas de automação e soldagem, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e a Innovatio – Incubadora de Empresas da FURG, além de espaço de coworking e espaço para a instalação de novas empresas de base tecnológica, além das quatro recém-chegadas.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Daniel Correa