FURG declara luto oficial por Aimée Bolaños, professora aposentada do ILA
Professora foi vítima de um acidente de trânsito na manhã deste domingo (23)
Ensaísta, poeta, ficcionista e professora universitária, Aimée Bolaños era natural da cidade de Cienfuegos, em Cuba, e ingressou na FURG no ano de 1997, como professora do Instituto de Letras e Artes (ILA). Atualmente aposentada, a docente ainda ministrava disciplinas junto ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). Na manhã deste domingo, 23, Aimée faleceu aos 82 anos, vítima de um acidente de trânsito no balneário Cassino.
Pós-doutorada em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Aimée trabalhava com foco para a temática feminina, especialmente por meio da poesia contemporânea, da literatura latino-americana, literatura cubana da diáspora e teoria literária. Em 2017 foi patrona da 45ª Feira do Livro da FURG, cujo tema destacava “Histórias de Mulheres”.
Na ocasião do convite, a então reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, destacou a importância da Feira do Livro como um momento importante de desenvolvimento social, especialmente abordando a temática feminina, campo cujas contribuições da professora Aimée são inestimáveis mesmo após a sua aposentadoria.
Sobre Aimeé
Formada professora em 1966 pela Universidad Central de Las Villas (Cuba), Aimée vivia desde 1997 no Brasil, quando ingressou na docência da FURG. Além disso, era também professora adjunta da Universidade de Ottawa, no Canadá. A docente foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras do ILA, onde permaneceu ativa mesmo após a sua aposentadoria.
Na FURG, Aimée participou do Comitê Científico institucional e exerceu um papel importante na reestruturação curricular do curso de Literatura Português/Espanhol. Durante sua vida, dedicou a maioria do seu trabalho de pesquisa para estudar o papel da mulher na literatura, ganhando notoriedade na área.
Como palestrante, ministrou atividades em inúmeras conferências mundo a fora, incluindo Cuba, Alemanha, França, Brasil, México, Canadá, Argentina e Espanha. Entre os prêmios que recebeu, destacam-se: Menção no Concurso de Crítica Literária Mirta Aguirre; Prêmio Nacional ao Melhor Trabalho Científico pelos capítulos sobre História da Literatura Cubana; e Distinção à Cultura Nacional.
Escrevendo em espanhol, seus ensaios e poesias foram traduzidos para o português, inglês, francês e árabe. Pela Editora e Gráfica da FURG publicou seis livros. Entre os principais, estão: “Pensar la narrativa” e “El Libro de Maat”.
A Universidade se solidariza com os familiares e amigos neste momento de pesar, declara luto oficial. No ILA, as atividades estão suspensas nesta segunda, 24; a secretaria funcionará mediante expediente remoto. Por fim, a FURG dedica em homenagem à professora uma de suas poesias:
“me faço de retalhos
de incontáveis trajes
vestida
já fui filha
de uma ilha
mediterrânea
e do continente
reclusa e anarquista
luxuriosamente mística
todas as letras
me habitam
imóvel de tanto vento
de um porto qualquer
sempre agora
estou partindo
e partida
os pedaços que sou
me navegam
não me busco
na história
pano de fundo
patético
me busco
no vaivém
dos pequenos esquecimentos
branca e negra cruzada
me olho
num cristal radiante
onde os rostos voam
meu discurso é uma rajada
que me desfaz
em infinitos fogos
minha língua viajante
explode
entre a ausência
e a espera”
De Las Otras (Antología mínima del silencio). Madrid: Torremozas, 2004. Tradução Livre.
Secom FURG
Foto: Acervo FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp