FURG e SMS realizam série de vídeos explicativos sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Tratamentos podem auxiliar na promoção da saúde em tempos de pandemia
Conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, as Pics envolvem uma série de tratamentos e terapias baseados em conhecimentos tradicionais. No Brasil, estão presentes desde a década de 80 e atualmente são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A FURG e a Secretaria de Município de Saúde de Rio Grande (SMS) atuam desde 2019 em um grupo chamado “Ensino, pesquisa e extensão em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”. Com o objetivo de criar estratégias para divulgar as Pics em Rio Grande, o grupo é formado por servidores, técnicos, professores e estudantes de graduação e pós-graduação da universidade, juntamente com servidores da SMS.
Em tempos de pandemia de Covid-19, as reuniões mensais do coletivo foram modificadas, bem como a dinâmica de eventos, conforme explica a diretora de Extensão da FURG, Carla Amorim. “Tínhamos um evento organizado para acontecer em 2020 e tivemos que adiar, mas o grupo sentiu a necessidade de continuar desenvolvendo esse encontro, então optamos por realizar vídeos, tanto sobre as Pics quanto sobre suas capacidades”, disse.
A série de vídeos explicativos, publicados no canal da FURG no YouTube, apresenta práticas que possam contribuir com a saúde, evitando as doenças respiratórias e suas complicações, auxiliando no momento de pandemia. “Atuamos com grupos de pesquisa, materiais informativos e agora com essa série de vídeos estamos unindo as Pics em diferentes cenários, e, principalmente, unindo a clínica e os saberes acadêmicos de pesquisa e ensino para atender a população”, reforça a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da SMS, dra. Carliuza Luna.
O primeiro vídeo da série tem a metodologia de storytelling e envolve a temática do Coronavírus. Com a colaboração de pesquisadores e estudantes que trabalham com biologia molecular, são explicados conceitos sobre o que é, como ocorre a infecção, as diferenças nas testagens, além das orientações para evitar o contágio.
Estão previstos vídeos explicativos sobre as Pics, e quais podem auxiliar na prevenção ou combate dos sintomas de doenças respiratórias. “Outros vídeos serão produzidos focando em algumas dicas de saúde práticas, como produção de água saborizadas que contenham princípios ativos que estimulem a imunologia, o uso de óleos essenciais, automassagens oriundas da medicina chinesa. E todas essas dicas são seguras. As pessoas podem ver o vídeo e reproduzir em casa com a segurança de que não existe efeito colateral. Dessa forma queremos contribuir com esse momento da pandemia”, reforça Carla.
Pics
De acordo com o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Pelo SUS, são ofertados 29 procedimentos de Pics à população.
Em Rio Grande, diversas unidades básicas de saúde já possuem profissionais capacitados para aplicação das Pics. Segundo Carliuza, a parceria da FURG com a SMS tem possibilitado o atendimento e o cuidado primário à saúde da população.
Entre as práticas, o município oferta Pics em fitoterapia, acupuntura, auriculoterapia, Reiki, práticas corporais, entre outras. “Uma série de terapias complementares que vem trazer benefícios para a saúde do sujeito como um todo. Não focadas exclusivamente no atendimento da doença, mas em especial na promoção da saúde”, salienta a diretora de Extensão.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação FURG