FURG: ILA inaugura exposição que celebra seus 60 anos de história
Mostra reúne registros e obras plásticas que recontam as seis décadas de contribuições do Instituto
Aconteceu na tarde da última quarta-feira, 16, a inauguração da exposição “ILA 60 anos: retrospectiva”, com curadoria dos professores Felipe Caldas e Yana Martinez; a mostra reúne fotografias, documentos, registros e obras plásticas que celebram as seis décadas de história do Instituto de Letras e Artes da FURG (ILA). Na ocasião, diversas autoridades da Universidade estiveram reunidas no auditório da Unidade Acadêmica para homenagens formais. A iniciativa é aberta para toda comunidade e fica aberta para visitação até o dia 6 de janeiro de 2025.
De acordo com os curadores, a mostra representa uma jornada por momentos marcantes e reflexões sobre o presente e o futuro. Fotografias, documentos e obras de arte criadas por docentes e discentes destacam a contribuição do ILA para o desenvolvimento das letras e das artes no Brasil. A exposição conta com o apoio da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume), Arquivo Geral e Gráfica da FURG.
A mostra conta com obras e trabalhos dos artistas: Ana Maio, Claudia Paim, Claudio Tarouco de Azevedo, Cleusa Helena Guaita Peralta Castell, Fabiane Pianowski, Felipe Caldas, Fernando de Souza Mendonça, Geraldo Roberto da Silva, Grupo AFEE, Janice Martins Appel, José Antonio Vieira Flores, Luciana Valio, Marcelo Gobatto, Michael Chapman, Roseli Nery, Vivian Paulitsch e Viviani Rios Kwecko.
Ainda como parte da inauguração, os presentes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pela exposição, conduzidos pelos curadores; e, em seguida, após um ato musical no átrio do Prédio das Artes, foi realizado um coquetel comemorativo.
Secom FURG
Foto: José Silva/Secom FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp