FURG inicia processo de mapeamento de riscos de ambientes
“Riscômetro” foi desenvolvido pela Escola de Enfermagem em 2020
Em 2020, a Escola de Enfermagem (EEnf) da FURG publicou um e-book intitulado “Mapeamento de riscos dos ambientes universitários para Covid-19”. Chamado de “riscômetro”, o documento auxilia na organização dos espaços coletivos conforme nível de transmissibilidade do vírus no ambiente, para viabilizar o retorno das atividades acadêmicas.
Com análise de fatores relacionados a transmissão da Covid-19, é possível avaliar o espaço e, assim, determinar a classificação de risco dele. Dividido nos grupos “Risco por pouco distanciamento”, “Risco relacionado à ventilação”, “Risco por objeto e superfícies de uso comum”, “Risco por exposição acidental” e “Risco por características do local”, o riscômetro trabalha com uma escala de pontuação que varia de 8 a 100 pontos.
A pontuação de cada ambiente é o resultado do somatório dos itens de cada grupo. Após a classificação dos espaços, é necessário realizar a solicitação dos materiais visuais para a Prefeitura Universitária (PU) pelo sistema.
O e-book foi desenvolvido pelas docentes Deise Ribeiro, Jamila Barlem, Aline Brum, Janaína Castanheira e Simoní Bordignon. Construído com base nos estudos que estavam sendo produzidos, as autoras ressaltam que o mapeamento dos ambientes facilita a visualização pela comunidade e ajuda na tomada de decisões.
O processo de implementação do riscômetro iniciou neste ano. De acordo com Adriana Silveira, diretora de Assistência Estudantil e integrante da Comissão de Proteção e Cuidado da FURG, essa medida ajuda a quem trabalha, ou precisa estar naquele ambiente, a visualizar o nível de risco.
Cuidados permanentes
Mesmo com a classificação de risco de cada ambiente, a FURG reforça os cuidados permanentes individuais, tais como uso correto de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.
Em novembro e dezembro de 2020, a universidade promoveu o curso “Covid-19: ações de saúde e segurança no contexto da FURG” para servidores e terceirizados de todos os campi. A capacitação teve o objetivo de instruir os trabalhadores sobre a doença e o contexto na FURG, e sobre as medidas de precaução e higiene pessoal e nos ambientes de trabalho.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação