FURG integra curso de aperfeiçoamento avançado de oficiais dos Fuzileiros Navais
Ligado ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc) realizou a cerimônia de entrega dos Certificados aos Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais no dia 11 de dezembro.
Na ocasião, a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, acompanhada dos professores André Longaray e Paulo Munhoz, participaram da entrega juntamente com o Vice-Almirante Loureiro, Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, que presidiu a cerimônia, e com o Comandante do Ciasc, Contra-Almirante Renato Ferreira. Neste ano, 27 alunos formaram-se no curso, sendo um Oficial da Marinha Americana, um Oficial da Marinha Argentina e um Oficial Nigeriano.
Desde 2018, a FURG e o Ciasc mantêm parceria através do Termo de Cooperação Científica e Tecnológica, que firma a realização do Curso de Especialização em Gestão de Operações e Logística, por intermédio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão (Labsadi), do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG. A especialização integra o Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais.
Para a reitoria, este convênio foi uma experiência de grande relevância, pois mostrou a capacidade da FURG, em especial do Labsadi, no atendimento das demandas da Marinha.
Realizado pela primeira vez em 2019, o curso de nível nacional oferta a capacitação em pesquisa operacional e logística aliado ao treinamento militar. O curso de Especialização em Gestão de Operações e Logística é direcionado aos fuzileiros navais que estejam no nível intermediário da carreira. Segundo André Longaray, docente do Iceac e coordenador do curso, a especialização possibilita um alinhamento das instituições e a colaboração para melhoria de ambos. “A universidade tem essa função, e nossa parte é formar gestores através do curso de especialização”, reforça.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação