FURG integra tripulação da primeira circum-navegação do Brasil na Antártica
Navio russo Akademik Tryoshnikov deixa o Porto do Rio Grande nesta sexta-feira, 22; objetivo é estudar efeitos das mudanças climáticas
O navio quebra-gelo russo Akademik Tryoshnikov, do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica de São Petersburgo, deixa o Porto do Rio Grande no final da tarde desta sexta-feira, 22, rumo à Antártica. A tripulação inclui 61 cientistas, dos quais 27 brasileiros, todos vinculados a projetos de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Trata-se da primeira circum-navegação costeira antártica capitaneada pelo Brasil.
Duas unidades acadêmicas da FURG integram a expedição: o Instituto de Oceanologia (IO) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), além de três programas de pós-graduação da universidade. Ao total, estão embarcados três doutores, um doutorando e uma mestre, sendo dois deles bolsistas do Programa Impactant, vinculado ao Proantar.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) coordena a expedição, liderada pelo pesquisador Jefferson Simões, do Centro Polar Climático (CPC). A bordo da imponente embarcação, a equipe terá à disposição laboratórios de ponta e instrumentação científica avançada para análises atmosféricas, biológicas e geofísicas, todos adaptados para operar no Continente Gelado. Ao longo de 60 dias, a expedição vai percorrer um trajeto de mais de 20 mil quilômetros. O retorno está programado para 25 de janeiro.
O objetivo principal é monitorar o estado das geleiras que drenam em direção aos oceanos, a fim de investigar fatores que contribuem para mudanças ambientais.
“Esta é uma iniciativa coletiva. Precisamos criar instrumentos para nos proteger desse futuro que está se avizinhando, do qual já tivemos uma amostra este ano, com a emergência climática e ambiental. Vamos trabalhar unidos e colher os frutos dessa pesquisa”, afirmou a reitora da Ufrgs, Márcia Barbosa, presente na cerimônia de inauguração da expedição, realizada a bordo do navio na manhã desta sexta-feira. O reitor da FURG, Danilo Giroldo, esteve presente, junto a autoridades como o comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante Augusto José Da Silva Fonseca Jr, e o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin.
Em operação desde 2012, o navio científico Akademik Tryoshnikov pertence à classe PC3/PC4. Com 134,5m de comprimento e capacidade de carga de 12.701 toneladas, foi construído para a pesquisa científica nas duas regiões polares. A embarcação deixou o território russo no dia 25 de outubro, e navegou por 23 dias até atracar no complexo rio-grandino. Além do embarque dos pesquisadores, o navio foi carregado com equipamentos para a expedição.
Projeto Impactant
O projeto Impactant visa dar continuidade às ações do GOAL no Oceano Austral, com base nos mais de 20 anos de observação e monitoramento dos ecossistemas antárticos, com ênfase no impacto das mudanças climáticas nas teias tróficas da região, desde os produtores primários até os predadores de topo.
Secom FURG
Foto: Fernando Halal/Secom FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp