FURG lança questionário online entre alunos buscando planejar retomada do ano letivo
Levantamento reunirá informações atualizadas sobre comunidade acadêmica no período de isolamento
A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) lança nesta quarta-feira, 3, um questionário endereçado à comunidade acadêmica da FURG. O objetivo é contribuir com o planejamento de ações e estratégias para a eventual retomada das atividades de ensino, ainda sem previsão. O formulário estará disponível no Sistema de Inscrições até o dia 13 de junho, no endereço consultas.furg.br.
Conforme explica o pró-reitor Renato Dias, o levantamento servirá para “mapear a situação socioeconômica e de saúde de cada aluno, buscando reunir informações como seus vínculos com a universidade, o campus onde estuda e como está sua vida no período de isolamento”. Assim, a ficha também aborda aspectos mais pessoais dos acadêmicos, como renda, laços familiares, residência, transporte e inclusão digital. A maioria das perguntas são objetivas, mas há questões com algum grau de subjetividade.
O diagnóstico das condições dos estudantes servirá para traçar um panorama de tudo o que pode acontecer na volta às aulas e na retomada dos projetos de pesquisa, evitando a propagação do coronavírus (Sars-CoV-2) no ambiente educacional. As respostas ao questionário vão influenciar diretamente nas tomadas de decisão da Prograd, através da Comissão Acadêmica – grupo formado por coordenadores e coordenadoras de cursos de todas as unidades acadêmicas da FURG. “Precisamos nos planejar com quem realmente entende do assunto”, reforça o professor Dias.
A partir das contribuições da comunidade universitária, a Comissão irá redigir um conjunto de diretrizes para a retomada segura das atividades presenciais. A previsão é que até o final de junho o plano seja encaminhado para aprovação pelos Conselhos Superiores da universidade.
Ações de infraestrutura da universidade já estão sendo planejadas e todas as organizações de curso estão mobilizadas para organizar a retomada das atividades. O anúncio do retorno será feito com pelo menos 15 dias de antecedência, garante o titular da Prograd.
“As novas atividades terão de ser inclusivas, isto é prioridade. Temos alunos, docentes e técnicos que são do grupo de risco, e a segurança da saúde vem em primeiro lugar”, acrescenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi.
As atividades presenciais na FURG seguem suspensas por tempo indeterminado.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação FURG