FURG oferece cerimônias gratuitas de colação de grau
Momento tão sonhado pelos acadêmicos, a colação de grau pode acabar se tornando uma dor de cabeça para alguns formandos. Os altos custos que costumam envolver a solenidade, especialmente quando a turma opta por grandes festas, acaba por levar as despesas às alturas – e nem todos têm condições de acompanhar cerimônias mais suntuosas.
Considerando a inclusão dos menos favorecidos, a FURG implantou, há alguns anos, o sistema de formaturas gratuitas. O objetivo é proporcionar ao formando, independente do curso ou de sua situação econômica, as outorgas de grau, que simbolizam a entrada, permanência e saída do formando igualitária para todos.
“A formatura simboliza o início da carreira, o começo da etapa profissional, e queremos oferecer ao formando a experiência mais agradável possível”, lembra Ingrid Donald, coordenadora do Bem-Viver Universitário, vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). “Com a inauguração do Cidec-Sul, acabaram as formaturas em locais diferentes”, completa Ingrid. Assim, o serviço é todo concentrado no auditório, onde a universidade fornece o empréstimo das vestes talares (a popular beca), toga e capelo (chapéu). O porta-diploma é doado, na cor preta e com detalhes em dourado, para que não seja identificado com nenhum curso.
Para solicitar o serviço e retirar o diploma, basta colar o grau. Os pedidos são feitos no mês de abril; as comissões de formatura devem se cadastrar, e a Prae formaliza o catálogo de datas. As reuniões são feitas no final do segundo semestre, para oferecer os dias disponíveis – as cerimônias de formatura ocorrem às sextas e sábados. A reitora dá o aval para a escolha de datas, e a divulgação oficial ocorre no site da FURG.
Cerca de 50 colaboradores se envolvem no processo, entre pessoal de segurança, portaria e limpeza. “Só não oferecemos a ‘perfumaria’”, destaca Ingrid.
O tempo mínimo para organizar toda a cerimônia, aconselham os cerimonialistas, é de seis meses. O ideal, no entanto, é começar a programação já no início do terceiro ano da faculdade. Alguns cursos, como o de Medicina, por exemplo, que costumam promover cerimônias e festas maiores e mais caras, começam o planejamento ainda no primeiro ano de faculdade.
O calendário de outorgas 2019 inicia no próximo final de semana, com a realização das cerimônias para os cursos de Engenharias, Educação Física e Pedagogia.
A FURG também realiza as filmagens e transmissões ao vivo das solenidades de outorga de grau, que podem ser acompanhadas pela FurgTV ou diretamente pelo site aovivo.furg.br. Depois de 30 dias, esse material fica disponível para download.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Daniel Correa