FURG promove Ateliê da Democracia, novo laboratório de ensino, pesquisa e extensão do ICHI
Data ficou marcada pelos atos extremistas de vandalismo, invasões e depredação do patrimônio público em Brasília, no ano de 2023
Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) promove o conhecimento da comunidade universitária do seu novo laboratório de ensino, pesquisa e extensão: Ateliê da Democracia. A iniciativa, que ainda não possui um espaço físico destinado, foi criada no final de 2024 na intenção de contribuir com a produção e difusão de conhecimento acerca da democracia em nosso país.
De acordo com o professor Cristiano Engelke, primeiro coordenador do laboratório, a iniciativa trata sobre democracia nos seus diferentes aspectos e formas, buscando a sua valorização como um objeto de estudo, não só a fim de compreendê-la, mas também para criar o debate junto à comunidade sobre as diferentes formas de construir democracia em movimentos sociais, sindicatos, escolas e demais instituições e espaços. O Ateliê da Democracia é vinculado ao ICHI, em especial ao curso de graduação em Ciências Sociais – Licenciatura.
Sobre o dia 8 de Janeiro
Alusiva aos atos extremistas de vandalismo, invasões e depredação do patrimônio público em Brasília, no ano de 2023, a data ficou marcada como um símbolo de defesa irrestrita à democracia nacional. Na ocasião foram invadidos edifícios do Governo Federal com o objetivo de instigar um golpe militar para a tomada do poder.
“Naquele momento, por pouco nossa frágil democracia não foi destruída em uma tentativa de golpe que, por detalhe, não se consolidou. Portanto, hoje é um dia de defesa, não só pela manutenção da democracia no Brasil, mas da sua permanente ampliação e fortalecimento”, adicionou o professor. Assim, o laboratório e as suas atividades não se consolidam apenas como ações de memória, mas também, se propõem a dar continuidade a permanente luta pela democracia brasileira, “em um momento em que sabemos que ainda existem uma enorme fragilidade e muita dificuldade, sem deixar de buscar que se faça justiça com aqueles que tentam a destruir”, conclui Engelke.
Confira o perfil do laboratório no Instagram para acompanhar as novidades do grupo.
Secom FURG
Foto: FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp