FURG recebe peça Pai-de-Deus e relembra a época da ditadura
Apresentação faz parte do Núcleo de Teatro Tholl e também integra a programação do evento alusivo ao dia do estudante e aniversário da FURG
As dores da ditadura ainda ecoam, mesmo depois de tanto tempo. Seja na memória dos acontecimentos ou nos palcos, onde a arte instiga o espectador a resgatar as mais diferentes sensações e emoções. Nesta atmosfera é que no próximo dia 10 de agosto, às 19h30min, o Cidec-Sul, no campus Carreiros da FURG recebe a peça “Pai-de-Deus”, que faz parte do Núcleo de Teatro Tholl e relembra o período da ditadura civil-militar. O evento é uma realização da Aprofurg Seção Sindical do ANDES-SN, juntamente com a FURG e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), além disso, a peça tem o apoio da Aptafurg e do Cpers. A atividade é aberta ao público em geral, mediante a retirada do Ingresso Solidário, levando um pacote de absorventes na DAC, Aprofurg, Aptafurg ou Cpers, a partir da segunda-feira, dia 25 de julho. Os absorventes serão doados posteriormente às estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC-FURG).
Segundo a professora da FURG e diretora da Aprofurg – Seção Sindical do ANDES-SN, Magda Vicente, mesmo depois de tantos anos após o término da ditadura, o assunto ainda merece destaque. “Primeiro nós julgamos que é fundamental a reflexão sobre a história do nosso país, e em segundo lugar, vale lembrar que, neste governo, tivemos um recorde de casos de censura e ataques à cultura, por parte do poder executivo. Portanto, nós do sindicato acreditamos que em uma contramão de tudo isso, a cultura e a arte são aliadas ao debate político, instigando o pensamento crítico e reflexivo, e tornando a mensagem mais rápida para a sociedade”, explicou Magda.
O número de ingressos solidários é limitado, portanto a organização reitera para o público não deixar para a última hora. “Não perca a oportunidade de assistir este espetáculo, pois a lotação é de 800 pessoas, então nós orientamos que quem quer assistir a peça no dia 10 de agosto, não deixe para retirar o ingresso em cima da hora”, comentou a professora da Furg.
Sobre o espetáculo
Como título o apelido dado a um torturador “PAI-DE-DEUS” e que também remete sonoramente a pas de deux, o texto de Valter Sobreiro Júnior é dividido em duas partes. Nessas é apresentada as duas visitas que um jovem (Germano Rusch) faz a um velho (João Schmidt). No encontro, os conflitos estabelecidos na sequência de ações dão conta de memórias terríveis que os ligam a um passado comum: a ditadura militar. São trazidos à tona culpas, remorsos, desespero e violência, ou seja, todo um painel sombrio a evocar essa época, em que a tirania se impunha aos corações e mentes do país.
Transmissão ao vivo
Os campi regionais também terão transmissão ao vivo da peça, com exceção de São Lourenço do Sul, que é feriado. Em Santo Antônio da Patrulha será na sala 1209, na Unidade de Bom Princípio, e em Santa Vitória do Palmar, a sala do campus será divulgada em breve. A transmissão terá o apoio da Secretaria de Comunicação da FURG (Secom).
Peça “Pai-de-Deus” (Núcleo de teatro do Grupo Tholl)
- Onde? Cidec-sul, campus carreiros da FURG
- Quando? 10 de agosto, às 19h30min
- Ingressos? 800 Ingressos Solidários, mediante a doação de 1 absorvente, a partir do dia 25 de julho, na Diretoria de Arte e Cultura (DAC-FURG), Aprofurg, Aptafurg ou Cpers.
Assessoria de Comunicação Aprofurg
Foto: Aprofurg