FURG: Reitor e Vice-reitor reúnem-se com representantes da comunidade LGBTQIA+
Encontro oportunizou alinhar ações de diversidade e comunicar avanços da pauta na FURG
Na manhã da última terça-feira, 1, o reitor, Danilo Giroldo, e o vice-reitor, Renato Duro Dias, estiveram reunidos com a presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros do Rio Grande (ALGBT), Fabiula Weickamp; a vereadora Regininha e a coordenadora do Programa Municipal da Saúde LGBT, Natasha Cardoso. Durante o encontro, os gestores buscaram alinhar ações voltadas para a diversidade, em especial para a causa transgênero, além de comunicar os recentes avanços conquistados pela universidade referentes ao tema.
Também estiveram presentes durante a reunião, a líder e vice-líder do Grupo do Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), Paula Ribeiro e Joanalira Corpes Magalhães; e a coordenadora da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), Simone Grohs Freire.
Sobre a atividade
De acordo com o vice-reitor, o encontro serviu para firmar o compromisso que a universidade assumiu para o avanço das ações afirmativas, principalmente com vistas às pessoas trans. “A gente pode comunicar, também, duas importantes conquistas que a universidade teve recentemente: a alteração do Programa de Ações Afirmativas (Proaaf) para inclusão de pessoas trans, e também a aprovação do edital específico de ingresso para pessoas trans”, destacou Renato.
Com inscrições abertas, o Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Transgêneros oferece dez vagas em cursos de graduação presenciais na FURG, e representa um importante passo para a promoção da igualdade. Interessados poderão realizar inscrição até o dia 16 de novembro, por meio do preenchimento de um formulário, bem como, mediante envio de documentação online, junto à plataforma da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), disponível aqui.
Para o reitor, a ocasião proporcionou a possibilidade de articular as maiores representatividades de pessoas trans do município para, em conjunto com a universidade, promover e divulgar esta nova oportunidade de ingresso ao ensino superior. “Com o projeto aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário e o com o edital aberto para inscrições, se torna fundamental essa aproximação entre a FURG e esse grupo que é a maior representatividade para pessoas trans na cidade, é por meio deste esforço conjunto que poderemos estabelecer parcerias para incentivar a comunidade”, concluiu Danilo.
Secom FURG
Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom FURG