FURG repassa à SMS material sobre “Aspectos psíquicos pós enchente”
Mais de oito milhões de brasileiros estão expostos a enchentes, deslizamentos de terra e outros perigos. Eventos como esses também podem levar a riscos à saúde mental, como o início, o desenvolvimento e/ou o agravamento de transtornos mentais, incluindo abuso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, transtornos depressivos e de ansiedade e o transtorno de estresse pós-traumático.
Para tratar dos riscos acima e focada na “Atenção aos aspectos psíquicos pós enchente”, a FURG compilou um documento inédito no Brasil direcionado às pessoas atingidas pelo evento climático de maio/junho no município do Rio Grande. Esse novo material é o terceiro de uma série de cinco volumes com conteúdos específicos e foi repassado à Secretaria da Saúde pela FURG, por intermédio do diretor da Faculdade de Enfermagem (EENF), professor Edison Barlem.
Todos os materiais divulgados até agora têm sido elaborados por meio de pesquisas feitas por professores e estudantes da FURG ligados à EENF, à Faculdade de Medicina (FAMED) e ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A gestão da Secretaria da Saúde é parceira deste projeto e atua na organização e revisão de todos os materiais. Sempre com foco principal na ‘reconstrução pós enchente’, os dois primeiros volumes trataram dos “Cuidados com o retorno para casa” (volume I) e dos “Cuidados pessoais e com a família” (volume II).
Os organizadores deste projeto ainda preparam mais dois volumes, um sobre o “Cuidados com os pets” e outro abordando “Programas sociais/direitos”. Ambos têm previsão de serem divulgados nos próximos dias.
Atenção às crianças
Neste terceiro volume há dicas de livros para se ler em família e trabalhar com as crianças. Basta clicar na imagem do livro que aparece no interior do documento anexo a esta matéria e abrir o link sugerido. São livros infantis como ferramenta lúdica para auxiliar as crianças a compreenderem a situação provocada pela enchente. O documento sugere ainda estratégias para os adultos e crianças retomarem as suas rotinas. Outras orientações tratam de como manter os acompanhamentos e tratamentos prévios de saúde; alterações do estado emocional; as estratégias de enfrentamento das crises de ansiedade e de depressão; como lidar com o estresse e evitar a piora nestas situações; e o Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT).
→ Atenção aos aspectos psíquicos pós enchente (volume III)
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp