FURG-SLS promove reflexão sobre identidade, ancestralidade e ‘pretagonismo’ em oficina na escola Cruzeiro do Sul
Oficina alusiva ao Dia da Consciência Negra integrou o projeto de ensino da Universidade a estudantes e professores
O projeto de ensino “Verso a Verso: Provocações e Atrevimentos Poéticos”, do curso de Letras da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), participou nesta quinta-feira, 21, da oficina “Permita que eu fale!”, promovida na Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, em alusão ao Dia da Consciência Negra.
Entre as representantes da Universidade estavam a docente Letícia Chaplin e a bolsista Leila Pinto, que interagiram com estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, acompanhados da professora Faustia Cristiani Fanka Correa.
A oficina envolveu o documentário “AmarElo – É Tudo pra Ontem”, do rapper Emicida, e poemas de Conceição Evaristo. Letícia contou que a atividade foi conduzida de maneira dialógica e livre através do debate de diversos temas.
“Como racismo, identidade, ancestralidade e ‘pretagonismo’, neologismo recentemente criado pelo escritor Rodrigo França para designar o desejo de que mais pessoas pretas sejam protagonistas de sua própria história”, compartilhou Letícia.
Após as reflexões e temas abordados, os estudantes se expressaram por meio de poesias e desenhos. “Ampliando as possibilidades de sensibilização a essa temática tão importante quanto urgente em nossos dias”, complementou Chaplin.
História do projeto
Criado em 2024 no âmbito do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no campus São Lourenço do Sul, o projeto ‘Verso a Verso’ é vinculado ao Instituto de Letras e Artes.
A iniciativa surgiu com a convicção de que a poesia, como manifestação artística e cultural, pode provocar uma experiência estética singular, oferecendo aos participantes novas formas de interpretação e ampliando seus horizontes sobre as diversas dimensões da vida humana através da leitura.
Secom FURG
Foto: FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp