NotíciasRio Grande

FURG suspende as aulas nesta terça-feira

A FURG suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas em todos os campi, a partir das 12h desta terça-feira (18). A paralisação de atividades pelos professores já havia sido anunciada na segunda-feira (17), após decisão unânime em assembleia geral realizada pela APROFURG – Seção Sindical do ANDES-SN que representa os professores da FURG e do IFRS – Campus Rio Grande.

O motivo da suspensão das atividades nesta terça-feira, também anunciada pela reitoria da Universidade é em razão da mobilização que está acontecendo diante dos cortes na educação pública do país.

A principal causa para a manifestação, segundo as entidades sindicais dos professores e o Diretório Central dos Estudantes, é devido a Emenda Constitucional n°95 que estabelece os limites dos gastos públicos e impacta diretamente na educação, reduzindo em bilhões os investimentos nas universidades. Estima-se que o ano de 2022 possui a menor taxa de investimento em educação dos últimos anos, onde mais de R$ 30 bilhões de recursos já não foram recebidos.

Também conhecida como a antiga “PEC da morte”, a Emenda Constitucional n° 95 estabelece o congelamento de gastos em diversas esferas, incluindo educação. Tendo como possível consequência, uma das circunstâncias que mais preocupam entidades sindicais e estudantes, a impossibilidade da educação pública nas universidades federais em se manter.

A entrada da FURG está fechada com manifestantes que buscam chamar a atenção para a possibilidade de perda de recursos para a instituição e em consequência, prejuízo na continuidade dos seus estudos.

→ Portaria nº 15, de 18 de Outubro de 2022

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.