Gestão da UPA apresenta relatório de seis meses ao Executivo
Um relatório sobre os primeiros seis meses de gestão compartilhada na UPA Junção foi apresentado ao Executivo do Rio Grande pelo vice-presidente do IBSAÚDE, Vinícius Medeiros. Na apresentação ao Chefe do Executivo, Fábio Branco e à titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco foram destacados diversos números, entre eles, os 30 mil atendimentos de usuários do SUS.
“Mesmo em tempo de pandemia trouxemos alguns dados”, comentou o dirigente do IBSAÚDE. De acordo com ele, cerca de 50% dos atendimentos eram de síndromes gripais, provavelmente, em função da pandemia da Covid-19. Outro dado relevante e favorável ao Instituto mostra o resultado de pesquisas internas sobre a satisfação dos usuários com o atendimento prestado na UPA: 80% aprovam o serviço, “o que demonstra agilidade e qualidade no atendimento e atenção com o usuário”, avalia o dirigente.
Já a avaliação feita por uma comissão mista, composta pelo Conselho Municipal de Saúde, SMS e a direção da UPA, citou o IBSAÚDE com 97 e 96 pontos, de um total de 100, demonstrando a excelência do serviço prestado na UPA, considerado pelo dirigente como “fruto de um trabalho coletivo que envolve a parte administrativa, assistencial e a própria SMS com todo seu suporte”.
O IBSAÚDE destacou os mais de seis mil exames de Raio-X feitos para os pacientes, com rápido diagnóstico, desafogando a rede hospitalar da cidade. Também tiveram destaque na apresentação os serviços laboratoriais: mais de 22 mil exames foram realizados. Por outro lado, foram elencados os convênios com universidades e entidades de ensino, como SENAC e as universidades FURG e Anhanguera, cujos estudantes realizam estágios na UPA.
No final, foi apresentado pelo vice-presidente um projeto para incluir a telemedicina na UPA, com suporte de especialistas em Cardiologia e Neurologia, o que não implicaria em mais custos para o erário público.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação