Governador articula parcerias no setor de tecnologia e inovação em Nova York
Na Cornell Tech, objetivo foi discutir parcerias para intercâmbio estudantil e compartilhamento de metodologias de aprendizado
Ocupando o primeiro lugar em inovação no Brasil, de acordo com ranking do Centro de Liderança Pública, o Rio Grande do Sul trabalha para ampliar e aprofundar o leque de parcerias com empresas, hubs de tecnologia e universidades. Nesta quarta-feira (10/5), terceiro dia da missão governamental em Nova York, nos Estados Unidos, o principal foco da comitiva estadual, liderada pelo governador Eduardo Leite, foi estreitar essas relações para qualificar serviços e políticas públicas no Estado.
O primeiro compromisso do dia foi uma reunião com a Oracle, empresa que tem como principal especialidade o gerenciamento de bancos de dados. Durante o encontro, foram discutidas alternativas que a empresa pode oferecer ao governo para modernizar o armazenamento de informações referentes ao poder público, além de possíveis parcerias para qualificação de mão de obra.
“O governo tem muitos dados, desde os que se referem às escolas, à abertura de empresas e negócios até os de segurança pública, por exemplo. Nós precisamos criar as condições para utilizar esses dados como subsídios para as políticas públicas”, explicou o governador. “Há soluções sendo desenvolvidas por essas empresas que podemos incorporar na nossa atividade de governo, respeitando a legislação e a segurança dos dados.”
Em seguida, o governador e uma parte da comitiva foram conhecer a Cornell Tech, instituto de tecnologia da Universidade Cornell. No encontro, os representantes da instituição de ensino apresentaram o trabalho desenvolvido no campus, construído a partir de uma parceria com a prefeitura de Nova York, que forneceu a área.
Além disso, explicaram as metodologias de ensino e desenvolvimento de alunos e pesquisas, com foco direcionado à aplicação do conhecimento científico no mercado de trabalho e na criação de startups. Com a universidade, o objetivo do governo é discutir parcerias para intercâmbio de estudantes e compartilhamento de metodologias de aprendizado.
No fim da tarde, a comitiva foi recebida pelos executivos do NewLab, que está entre os dez principais hubs de tecnologia e inovação de Nova York. A incubadora busca conectar com o setor público algumas das soluções desenvolvidas e projetadas pelas startups instaladas no espaço. O governador apresentou os principais potenciais do Estado na área de inovação e visitou o lugar, que tem soluções de tecnologia para diversas áreas, como mobilidade urbana, saúde, educação e comunicações.
“As agendas de hoje estão alinhadas aos objetivos do governo na área de inovação e tecnologia. Estamos atuando para fortalecer os ecossistemas e consolidar a posição do Rio Grande do Sul como líder nesse setor”, afirmou Leite. “Isso envolve, também, a articulação de parcerias com grandes empresas e universidades para qualificar ainda mais a nossa mão de obra e melhorar o atendimento do setor público às demandas da população.”
Na quinta-feira (11/5), a comitiva terá mais um compromisso importante nessa área, com uma imersão durante a manhã e a tarde no Google. Integram a missão governamental os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, o presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin, e o deputado Rafael Braga.
SECOM RS
Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS