Governador recebe embaixador da Noruega para tratar sobre parcerias em hidrogênio verde
Odd Ruud foi recebido com honrarias militares
O governador Ranolfo Vieira Júnior recebeu nesta segunda-feira (7/11), no Palácio Piratini, o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Ruud. O diplomata, que está no Estado desde a semana passada, foi recebido com honrarias militares.
O encontro teve como pauta principal a aproximação do país nórdico com o Rio Grande do Sul na agenda do hidrogênio verde e da descarbonização. Em fevereiro deste ano, o Estado já havia iniciado tratativas com a embaixada da Noruega nessa direção.
Ruud destacou o interesse da Noruega de, por meio da embaixada, construir parcerias com o Estado. “Estamos buscando oportunidades no Rio Grande do Sul na indústria offshore, de hidrogênio verde e amônia verde”, disse o embaixador.
O governador reforçou que o Estado está à disposição para viabilizar o estreitamento das relações na pauta da descarbonização. “O Rio Grande do Sul vem trabalhando muito em projetos voltados para a transição da matriz energética, principalmente aqueles ligados ao hidrogênio verde. Temos total interesse em parcerias dentro da agenda da descarbonização e das energias renováveis”, afirmou Ranolfo.
O Estado assumiu o compromisso de neutralizar as emissões de carbono do RS em 50% até 2030 e agir para neutralizar a totalidade das emissões até 2050. Em janeiro de 2022, foi assinado o decreto do Race to Zero e Race to Resilience 2050.
Com o programa Avançar na Sustentabilidade, lançado em janeiro de 2022, o Estado destinou R$ 5 milhões para o Projeto Hidrogênio Verde. Também já foram assinados três memorandos de entendimento voltados para a viabilização da produção do hidrogênio verde com as empresas White Martins, Enerfin e Neoenergia.
O embaixador Odd Ruud permanece no Estado até terça-feira, quando retorna para Brasília depois de uma visita à região da Serra.
SECOM RS
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini